Coimbra  28 de Novembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz promove concurso de fotografia sobre arquitectura

20 de Julho 2021 Jornal Campeão: Figueira da Foz promove concurso de fotografia sobre arquitectura

À semelhança de anos anteriores, o Município da Figueira da Foz promove, entre amanhã (21) e 9 de Agosto, através do seu Arquivo Fotográfico, mais um concurso de fotografia.

A edição de 2021 é subordinada ao tema “Arquitectura: do passado e do presente” e visa fomentar a participação dos cidadãos, com o objectivo comum de captar e revelar o património arquitectónico do concelho.

Devido à situação pandémica e por questões de segurança sanitária, as fotografias a concurso devem ser obrigatoriamente enviadas através do email arqfoto@cm-figfoz.pt. Apenas serão admitidas fotografias tiradas no período em apreço.

As fotografias devem ser remetidas com as seguintes indicações: Ficheiro com identificação das imagens – Local, dados Exif; Ficheiro com os seguintes dados: nome, idade, contribuinte, telefone/ telemóvel e email.

Como já vem sendo habitual, o júri do Concurso será constituído por um representante da Câmara Municipal da Figueira da Foz, um representante da Divisão de Cultura e um convidado com experiência reconhecida no universo da fotografia, podendo ainda agregar, a título consultivo, os elementos que entender.

Os prémios a atribuir serão um primeiro prémio, a que corresponderá uma distinção no valor de 500 euros, e duas menções honrosas, a que corresponderá uma distinção de 250 euros por cada.

O regulamento pode ser consultado em https://www.cm-figfoz.pt/cmfigueiradafoz/uploads/document/file/2043/reg_concurso_fotografia.pdf.

A divulgação dos premiados e a entrega dos prémios será realizada a 21 de Agosto.

 

Exposição “100 anos de electrificação da Figueira da Foz” vai abrir na Casa do Paço

O Município da Figueira da Foz vai abrir ao público, amanhã (21), na Casa do Paço, a exposição comemorativa dos “100 anos de electrificação da Figueira da Foz”.

A mostra conta com documentos e fotografias dos arquivos municipais, alguns exemplares da imprensa local da época e documentação pertencente ao Fundo Pessoal de Amadeu B. da Silva Maia – engenheiro da empresa Moura, Gomes Netto & Cia. Lda, responsável pelas obras de electrificação da cidade e da fábrica de Vidros da Fontela –, recentemente doado ao Município pelo seu filho, Hernâni Maia.

Segundo a Câmara Municipal, a iluminação pública eléctrica, assim como a iluminação particular, foi ligada a 20 de Julho de 1921 no Bairro Novo e Esplanada Silva Guimarães.

A exposição, que conta com o apoio da Fundação EDP, que cedeu peças para expor e recriar ambiente à época, abrange o período de 1919, início da concessão à Companhia eléctrica Figueirense, até 1980, data da passagem dos serviços eléctricos para a EDP.

A mostra, cuja entrada é gratuita, ficará patente até 31 de Dezembro de 2021 e poderá ser visitada de terça a sábado, das 10h00 às 17h00.