Coimbra  5 de Agosto de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz: Praia da Costa de Lavos volta a ter Bandeira Azul

1 de Julho 2021 Jornal Campeão: Figueira da Foz: Praia da Costa de Lavos volta a ter Bandeira Azul

A praia da Costa de Lavos, no concelho da Figueira da Foz, acolheu, ontem (30), a cerimónia do hastear da Bandeira Azul, depois de mais de 10 anos sem ostentar a distinção.

A cerimónia contou com a presença de representantes de diversas entidades oficiais, nomeadamente as que prestam assistência às praias e aos veraneantes – Capitania, PSP, Protecção Civil e Nadadores-Salvadores –, assim como da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), do Corpo de Bombeiros Voluntários e de Bombeiros Sapadores, da GNR, da Assembleia e do Executivo Municipais, e de várias juntas de Freguesia.

O momento foi escolhido pelo presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Carlos Monteiro, para anunciar que já estão contratados os 74 nadadores-salvadores que irão vigiar e proteger os areais. A medida representa um investimento de 272 427 euros, assumido pela autarquia (145 811 euros) e pelos concessionários (134 818 euros).

Para além da Praia da Costa de Lavos, outras nove vão ostentar este ano o galardão Bandeira Azul e quatro o de Praia Acessível – praia de Quiaios; praia da Tamargueira; praia de Buarcos (com Tiralô); e praia da Torre do Relógio.

O presidente da autarquia, Carlos Monteiro manifestou-se muito orgulhoso, não só por hastear a Bandeira Azul na praia da Costa de Lavos, como também por duplicar o número de bandeiras azuis que o concelho tinha no passado.

Para Carlos Monteiro a Praia da Costa de Lavos sempre “teve condições de excelência em termos de água”, contudo existia um “pormenor em termos urbanísticos por resolver, que inviabilizou durante mais de uma década o hastear da Bandeira Azul”.

O autarca salientou que a autarquia efectuou “um conjunto de intervenções, quer em termos de passadiços, acessibilidade” que, na sua perspectiva, valorizam ainda mais a praia.

O autarca agradeceu a várias entidades, nomeadamente à empresa Águas da Figueira que, “em termos de efluentes, faz um trabalho muito importante”, para o qual também contribui o MAREFOZ através da sua colaboração com a autarquia. Quinzenalmente são realizadas análises, em 15 pontos do estuário do Mondego, que nos permitem ter “a certeza de que a maneira como nós tratamos os efluentes não interfere com a qualidade das águas”, referiu Carlos Monteiro.

Os agradecimentos estenderam-se aos presidentes de Junta, pela sua colaboração até aqui e “daqui para a frente”, e também à APA pela “excelente colaboração” que tem tido com a autarquia a “desembrulhar alguns processos antigos, nomeadamente o da Costa de Lavos”.

Carlos Monteiro aludiu ainda ao tempo em que a praia da Costa de Lavos ostentava a Bandeira Azul e a Bandeira Dourada, depois perdidas, enfatizando que o Município “em nenhuma circunstância” deixaria de fazer o reforço das dunas das praias a sul do concelho, mesmo que isso levasse à perda de um qualquer galardão, que não o da Bandeira Azul”.

Nelson Silva, representante da APA, parabenizou a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal por terem adquirido um “galardão rigoroso”, um “anseio de muitos anos”, e deixou o desafio no sentido de ser obtido “outro galardão muito importante, que é o galardão de Praia Acessível”, uma vez que considera que a praia da Costa de Lavos tem condições para isso.

O representante da APA salientou ainda o facto de estarmos em pandemia e apelou à responsabilidade de todos, “quer dos utentes, quer das entidades de segurança”“, no cumprimento das regras de ocupação da praia e de segurança sanitária.

 

Sobre o Programa Bandeira Azul

A bandeira azul é uma distinção atribuída anualmente pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE) a praias (marítimas e fluviais) e marinas que cumpram um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infra-estruturas de apoio, informação aos utentes e sensibilização ambiental. As praias e marinas distinguidas ficam autorizadas a ostentar a bandeira oferecida pela FEE durante a época balnear. Pode, portanto, ser considerada um símbolo de garantia de qualidade de uma praia ou marina.

 

Praias distinguidas:

Quiaios: Bandeira Azul + Acessível

Murtinheira: Bandeira Azul

Cabo Mondego: Bandeira Azul

Tamargueira: Bandeira Azul + Acessível

Buarcos: Bandeira Azul + Acessível

Torre do Relógio: Bandeira Azul + Acessível

Cova Gala – Hospital: Bandeira Azul

Cova Gala: Bandeira Azul

Costa de Lavos: Bandeira Azul

Leirosa: Bandeira Azul