Coimbra  30 de Maio de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz: Parque de campismo reaberto, engenho não é explosivo

15 de Março 2020 Jornal Campeão: Figueira da Foz: Parque de campismo reaberto, engenho não é explosivo

O objecto detectado, hoje (15), num parque de campismo da Figueira da Foz é uma granada inerte, sem material explosivo, pelo que o espaço de lazer, que tinha sido evacuado, vai ser reaberto.

“É uma granada de exercício, inerte, não explode”, disse à agência Lusa o comandante do Porto da Figueira da Foz, João Lourenço, sobre o objecto encontrado no parque de campismo da praia do Cabedelo.

De acordo com João Lourenço, a granada foi alvo de avaliação por parte de uma equipa de inativação de explosivos da Marinha Portuguesa e removida, numa operação que levou cerca de uma hora e foi concluída pelas 17h30.

O alerta para a presença de um alegado engenho explosivo no interior do parque de campismo, depositado junto a uma caravana, tinha sido dado cinco horas antes.

Sobre a origem da granada, João Lourenço disse que o engenho “estava na praia” do Cabedelo, mas afirmou desconhecer se foi trazido pelo mar ou se foi lá colocado por outra pessoa.

O comandante do Porto da Figueira da Foz voltou a alertar para a necessidade de, em situações semelhantes, as pessoas “evitarem mexer ou deslocarem o objeto e chamarem as autoridades”.