Coimbra  19 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz: Parque de campismo evacuado por suspeita de explosivo

15 de Março 2020

Parte do parque de campismo localizado na praia do Cabedelo, Figueira da Foz, foi hoje (15) evacuado por suspeita de haver um engenho explosivo no local, confirmou a autoridade marítima à agência Lusa.

O suposto engenho, aparentemente uma granada de morteiro, foi encontrado junto à praia daquele município do litoral do distrito de Coimbra e levado para o interior do parque por um utente do espaço.

Na sequência do alerta dado às autoridades cerca das 12h30, foram destacados meios da Polícia Marítima para o local, tendo sido activada uma equipa de mergulhadores-sapadores da Marinha Portuguesa para confirmarem as características e avaliarem a perigosidade do achado e, eventualmente, removerem o objecto em causa, segundo, João Lourenço, comandante do Porto.

Foi, também, criado um perímetro de segurança de 100 metros em redor da caravana em causa, com evacuação dessa zona do parque de campismo.

Além da Polícia Marítima, no local estiveram meios da Unidade de Controlo Costeiro da GNR, em apoio às medidas de restrição de acesso e afastamento dos campistas.

O comandante do Porto da Figueira da Foz avisou ainda que, perante eventuais artefactos explosivos, a regra é as pessoas “não tocarem, não mexerem e avisarem as autoridades”.

“Esta pessoa [que encontrou e levou o objecto para o interior do parque de campismo] pôs-se em risco a ela própria e todas as outras em redor. Um objecto desta natureza, mesmo velho, nunca se sabe se pode rebentar ou não”, alertou João Lourenço.