Coimbra  17 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz: Onze anos de cadeia para sobrinho homicida

8 de Março 2018

Um indivíduo, 29 anos de idade, residente na Figueira da Foz, foi condenado, hoje, pelo Tribunal de Coimbra, a 11 anos de prisão, pelo assassinato de um tio.

O arguido estava acusado de homicídio qualificado, cuja punição mínima é superior a 11 anos, mas um colectivo de juízes entendeu condená-lo por assassínio simples, cuja moldura penal oscila entre oito e 16 anos de reclusão.

Na leitura do acórdão, uma magistrada judicial, dirigindo-se ao réu, afirmou que a vítima, com problemas de alcoolismo, geradores de discussões, foi morta “a murro e pontapé”.

A juíza notou, por outro lado, que quem priva com o arguido reconhece tratar-se de pessoa bem integrada na sociedade e, aparentemente, incapaz de cometer o crime por que foi condenado.

Fora da sala de audiências, familares e amigos do réu insurgiram-se contra os jornalistas devido a publicação de notícias que lhe imputaram um crime de homicídio hipoteticamente cometido à paulada.

Para Carla Bettencourt, advogada do jovem, tratou-se de uma ofensa à integridade física agravada pelo resultado (morte).

Citada pela Agência Lusa, a defensora aludiu a situações que lhe causaram desagrado, nomeadamente uma alegada falta de socorro à vítima por parte de um técnico do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

“Andou a tirar fotografias e a fazer o trabalho da Polícia, a filmar e a gravar; diz que teve medo de entrar no local, mas não teve medo de filmar e de tirar fotografias; devia ter prestado socorro e não o fez”, declarou Carla Bettencourt.

Segundo a jurista, tratou-se de “um desentendimento” causado pelo álcool, sendo que a vítima mortal bebia bastante e era encarada pelo sobrinho como responsável pelo suicídio da mãe do jovem.

Para Carla Bettencourt, trata-se de “um rapaz integrado na sociedade, sem antecedentes criminais”, pai de uma menina de tenra idade e a carecer de apoio.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com