Coimbra  13 de Junho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz: Marinha auxiliou navio na saída da barra

9 de Fevereiro 2017 Jornal Campeão: Figueira da Foz: Marinha auxiliou navio na saída da barra

O capitão do porto e comandante local da Polícia Marítima coordenou, ontem, uma operação de assistência a um navio mercante de saída do porto da Figueira da Foz, segundo foi hoje anunciado.

Cerca das 13h05, através do sistema “Costa Segura” instalado no Comando local da Polícia Marítima da Figueira da Foz, foi possível verificar que o navio mercante “ANGON”, de bandeira portuguesa, com 89,50 metros de comprimento e 2 945 TAB, com destino ao porto de La Pallice (França), ao sair a barra do porto da Figueira da Foz, condicionada a navios e embarcações com menos de 35 metros, apresentava dificuldades no governo e comportamento anormal, no seguimento de uma falha técnica do sistema propulsor quando atravessava a zona de rebentação na saída da barra.

Foram empenhados meios da Estação Salva-vidas da Figueira da Foz, designadamente a embarcação “Patrão Macatrão” e uma semirrígida “SR-42”. Com estas embarcações em prevenção na entrada da barra, o piquete da Polícia Marítima acompanhou o desenvolvimento da situação, quer por via electrónica no Comando local, quer na deslocação para o molhe Norte de uma viatura com dois agentes e de uma embarcação de alta velocidade (EAV) da Polícia marítima, com outros dois agentes.

Com o dispositivo de segurança estabelecido e a presença do rebocador da “Monte S. Braz”, o navio mercante “ANGON” acabou por seguir viagem pelos seus próprios meios.