Coimbra  24 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz: Mais duas redes de meixão apreendidas no rio Mondego

26 de Janeiro 2018

meixao rio mondego ficalizacao redes

 

A Polícia Marítima da Figueira da Foz anunciou, hoje, a apreensão de duas redes de meixão de largas dimensões, no rio Mondego, uma delas contendo dois quilogramas de enguias em estado larval.

“As duas redes estavam a montante da ponte Engenheiro Edgar Cardoso e o meixão, por se encontrar vivo, foi devolvidos ao rio, bem como dezenas de outras espécies juvenis imaturas mortas, tais como solhas, linguados, douradas, robalos e outras que, pela sua dimensão diminuta, não foi possível identificar”, refere a Polícia Marítima.

Esta autoridade sublinha que só desde o início deste mês já foram detectadas e recolhidas, na Figueira da Foz, oito redes de meixão, todas elas transportadas para o comando local da Polícia Marítima, onde se procedeu à elaboração dos respectivos autos de notícia.

O meixão é uma espécie de enguia europeia que se reproduz no Mar dos Sargaços e que suporta variações acentuadas do nível de sal na água, que cresce no rio e desova no mar. Os adultos migram para o Mar dos Sargaços morrendo após a reprodução, sendo que as larvas regressam às zonas costeiras onde se metamorfoseiam em enguias de vidro (Anguilla anguilla), que migram para as águas interiores onde crescem.

A pesca do meixão no rio Mondego é uma actividade proibida, enquadrando-se no crime de danos contra a natureza previsto no artigo 278.º Código Penal, agravado pela alteração introduzida pela Lei 81/2015, de 03 de Agosto, com o aumento da moldura penal de três para cinco anos de prisão.

A enguia europeia consta como espécie protegida na Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES), inscrita no anexo B do Regulamento (CE) n.º 338/97 do Conselho, relativo à Protecção de Espécies de Fauna e Flora Selvagens, na actual redacção.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com