Coimbra  27 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz lança iniciativa para promover leitura e literacia científica

13 de Abril 2021 Jornal Campeão: Figueira da Foz lança iniciativa para promover leitura e literacia científica

O Município da Figueira da Foz vai comemorar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se assinala a 23 de Abril, com o lançamento da iniciativa “Biblioteca Fora de Portas – Ler em Casa”.

Esta iniciativa, promovida pela Biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás em colaboração com a SMS – Associação dos Amigos do Convento de Santa Maria de Seiça, no âmbito do “Projecto Rios”, tem como objectivos “promover a literacia científica e a promoção da leitura junto do público em geral”, disse a Câmara Municipal da Figueira da Foz.

Assim, serão organizadas “caixas” com documentos (livros, revistas, DVD´s) do fundo documental da Biblioteca Municipal, que abordam temáticas ligadas à ciência e ao património cultural local, que irão circular em regime de empréstimo domiciliário, junto das famílias que habitam na proximidade da Ribeira de Seiça.

A 23 de Abril, data definida como Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor na Conferencia da UNESCO, realizada em Paris, em 1995, será entregue, pelo período de duas semanas, a primeira caixa com livros a uma família residente na localidade de Casenho, Freguesia do Paião, e depois do tempo estipulado, a caixa regressará à Biblioteca onde ficará uma semana em quarentena.

“Quando a primeira caixa for recolhida, será entregue, nos mesmos moldes, uma segunda caixa a outra família. O procedimento repetir-se-á com todas as famílias interessadas em participar na iniciativa”, disse a autarquia.

As caixas, para além dos livros e documentos, irá conter uma “ficha para avaliação da acção”, com o objectivo de recolher a opinião dos participantes sobre a iniciativa e as suas preferências de leitura, permitindo aos serviços da Biblioteca Municipal adequar o projecto às expectativas do público.

Os interlocutores do Município junto das famílias e da comunidade serão elementos da SMS – Associação dos Amigos do Convento de Santa Maria de Seiça, que habitam nas proximidades

“Esta colaboração prevê, assim que a situação pandémica o permita, a criação de um ponto de leitura numa Associação local”, disse a Câmara Municipal, que lembrou que a Associação dos Amigos do Convento de Santa Maria de Seiça realizou a sua inscrição no “Projecto Rios”, adoptando um trecho da Ribeira de Seiça, junto ao Convento de Santa Maria de Seiça.

O “Projecto Rios” é uma iniciativa internacional que promove a participação social na conservação dos espaços fluviais. Este surgiu em 1997, na Catalunha, e conta já com 1 000 grupos.

Através da ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental, o “Projecto Rios” estendeu-se a Portugal, em 2006. Este promove o envolvimento local das pessoas, incentivando uma relação de proximidade com rios e ribeiras, através da adoçam de um troço de 500 metros de cumprimento de um desses cursos de água.