Coimbra  17 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz: Jardim dedicado à quadra pascal

29 de Março 2018

Sob o lema “Figueira Famílias Felizes”, a 3.ª edição do “Jardim da Páscoa” está a decorrer diariamente, até 08 de Abril, das 14h00 às 19h00, na Figueira da Foz.

Para além da música, do teatro e das artes circenses, o “Jardim da Páscoa” tem actividades, jogos e animações ao longo de todo o evento e os miúdos (e também os graúdos) são convidados a participar em ‘workshops’ de pinturas e decorações, música e dança, malabarismo e andas, jogos tradicionais e actividades desportivas.

Não faltam, para os mais pequeninos, as tradicionais e muito concorridas “Caça ao tesouro” e aos “Ovos… de chocolate”, como manda a tradição. Também estão disponíveis sessões de contos e jogos para crianças, dinamizados na iniciativa a “Biblioteca vai ao Jardim”.

No próximo sábado (dia 31) a Magenta realiza várias actividades no Jardim, transformando os chocolates em ‘tintas’, prometendo telas de fazer crescer água na boca, brincadeiras e momentos divertidos, com o “Chocol’arte” e os habituais ateliers “Pinta o teu Ovo”.

O mercadinho do “Jardim da Páscoa” promete sabores tradicionais da época e da região nas habituais casinhas que, para além de ser uma oportunidade para as empresas e particulares locais apresentarem os seus produtos ao público, permite também às colectividades e associações locais a venda de produtos para recolha de fundos.

As actividades do Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra voltam a marcar presença, desta vez com uma casa dos espelhos, onde todos vão poder aprender, de forma divertida e interactiva. “Não é magia… é ciência!” é o tema da bancada móvel, munida com um vasto conjunto de materiais e experiências científicas e que promete proporcionar uns bons momentos de entretenimento e de aprendizagem.

O melhor folar

Na tarde do passado domingo realizou-se a 3.ª edição do “Melhor Folar Tradicional de Páscoa da Figueira da Foz”, com o júri a atribuiu o primeiro lugar à padaria/mini-mercado “Feiruncha”, situada entre Buarcos e o Cabo Mondego (por detrás da antiga fábrica do cimento), e menções honrosas à padaria e pastelaria Dionísio e à padaria Figueiredo & Dias.

Esta iniciativa, no âmbito do “Jardim da Páscoa”, foi organizada pela Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz e contou, este ano, com a participação de oito confrarias gastronómicas nacionais, com uma mostra dos melhores produtos e sabores das suas regiões.
Foi possível saborear a diversidade do folar nacional com o Bolo de Ançã, o Folar do Padrinho e o Folar de Rojões (Oliveira do Bairro), o Folar das 24 horas (Tentúgal), o Folar de Vagos, o Folar de Ovos (Espinho) e o Folar de Barrô (Águeda), tudo muito bem acompanhado pela jeropiga de Moinhos e o vinho de Lamas.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com