Coimbra  30 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz garante parque de estacionamento junto ao Mercado Municipal

19 de Maio 2023 Jornal Campeão: Figueira da Foz garante parque de estacionamento junto ao Mercado Municipal

O presidente da Câmara da Figueira da Foz disse que depois do Verão devem ser iniciados os procedimentos para o lançamento do concurso de construção de um parque de estacionamento junto ao Mercado Municipal da cidade.

Em declarações aos jornalistas no final da sessão desta sexta-feira, Pedro Santana Lopes revelou que a opção recai sobre a construção de um parque subterrâneo, com uma centena de lugares, depois de praticamente estar afastada a hipótese de construir o estacionamento em altura, num prédio junto ao Mercado que está envolvido num imbróglio jurídico.

O autarca referiu que “já perdeu imenso tempo” com o prédio ao lado do Mercado, que está em nome de uma empresa que já foi dissolvida depois de ter ficado insolvente, que seria a opção “mais barata e mais fácil”.

“Por mim, [o parque] já estava em obra. Espero começar os procedimentos depois do Verão”, disse o autarca, referindo que o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) tem realizado exames aos solos para que sejam encontradas as melhores técnicas de construção.

O Município deverá investir cerca de 1,5 milhão de euros na construção do parque de estacionamento, embora o valor final ainda dependa de alguns detalhes da obra.

O presidente da autarquia figueirense admitiu que o estacionamento subterrâneo possa ser gratuito se a Câmara obtiver financiamento para a construção do parque, caso contrário será pensada uma forma de pagamento em que os clientes do Mercado não paguem durante determinado tempo.

Nesta sessão de Câmara, em resposta a uma vendedora, Santana Lopes revelou que pretende “puxar pelo Mercado Municipal” e promover a sua dinamização, em detrimento das grandes superfícies.

O presidente da Câmara já tinha salientado, em Dezembro de 2021, que a construção de um parque de estacionamento junto ao Mercado Municipal seria “uma obra prioritária dentro da linha de protecção ao pequeno comércio e comércio tradicional”.