Coimbra  12 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz: Festival da Raia para saborear até 15 de Setembro

6 de Setembro 2019

Nove restaurantes da Figueira da Foz recebem o Festival Gastronómico da Raia, entre hoje (sexta-feira) e 15 de Setembro, uma iniciativa da associação Figueira Sabor a Mar.

O Festival Gastronómico da Raia vai ter lugar nos restaurantes aderentes a este evento: Caçarola-1, Caçarola Dois, Casa da Marquinhas, Lota Nova, Adega da Quinta, Dory Negro, Marégrafo, Casa Mota e Aldente.

Pedro Machado, presidente da entidade regional Turismo Centro de Portugal, foi um dos participantes na apresentação do Festival, tendo realçado os resultados positivos alcançados pela Figueira da Foz e pela região Centro de Portugal nos últimos anos, tanto a nível das dormidas como dos proveitos da actividade turística.

A esse respeito, o líder do Turismo do Centro referiu que, de acordo com os números do INE, de 2013 até 2017, as receitas directas do turismo na Figueira da Foz “subiram de seis milhões de euros para 13,5 milhões” e mostrou-se confiante que assim que estejam apurados os números de 2018 estes “devem chegar aos 14 milhões de euros”.

Quanto às dormidas, Pedro Machado referiu que das 167 000, em 2013, passou-se para as 322 000, em 2017, e o ano passado deve estar próximo das 400 000. “A Figueira da Foz está a saber posicionar-se como destino turístico e ste é o caminho a seguir”, sublinhou.

Mário Esteves, presidente da Associação Figueira Sabor a Mar, para além de ter explicado os moldes em que decorre o festival, lamentou as dificuldades que o sector atravessa com a falta de pessoal qualificado na restauração e hotelaria, falando na necessidade de um reajustamento entre as escolas formadoras e o mercado de trabalho.

O presidente da Câmara Municipal, Carlos Monteiro, congratulou-se com mais este evento, frisando que a gastronomia “é fundamental para a promoção e divulgação do turismo figueirense”.

 

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com