Coimbra  24 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz: Festas honram S. João com inúmeras iniciativas

22 de Junho 2017

Junho é o mês das festas populares e o São João é um dos pontos altos do Verão na Figueira da Foz. As tradicionais “Festas da Cidade” estão a decorrer desde o início do mês e prolongam-se até 02 de Julho, com diversas iniciativas culturais, gastronómicas, desportivas, populares e de entretenimento, em vários locais.

Na apresentação pública do programa, o presidente da Câmara Municipal, João Ataíde, referiu que este “é um mês de festa para toda a família”, salientando que as actividades previstas são idênticas às do ano passado, pensadas “na estratégia de afirmação turística da Figueira da Foz, que pretende apresentar-se como ‘family friendly’”.

Com um orçamento semelhante ao de 2016, fixando-se nos 130 000 euros, as Festas da Cidade prometem atrair muitos figueirenses e não só.

Da “Festa da Sardinha”, à “Feira Popular”, as “Marchas Populares”, à “Feira das Freguesias” ou ao “Banho Santo” e à Bênção do Mar”, as “Festas da Cidade” voltam a animar a Figueira da Foz e a relembrar tradições. Mas pelo concelho vão passar, ainda, diversos eventos desportivos e culturais, além da animação musical.

A maior noite do ano na Figueira da Foz vai viver-se já amanhã (23), com o tradicional desfile das marchas populares, que este ano contam com seis grupos, e tem início às 21h00, entre a Torre do Relógio e a praça do Forte. O desfile abre com a Imperial Neptuna Académica e com as duas marchas convidadas: “A Barqueira” de Taveiro, Coimbra, e a marcha de Vale do Açor, Miranda do Corvo.

A concurso estão as marchas de Tavarede – “Mulheres de Tavarede”; Marcha da Sociedade Filarmónica Paionense; Marcha do Grupo de Instrução e Sport (G.I.S.); Marcha do Grupo Recreativo Vilaverdense; Marcha do Sport Clube de Lavos; e a Marcha da Sociedade de Instrução e Recreio de Lares – SIRL.

Mais tarde, pelas 00h00, haverá um espectáculo piromusical de 10 minutos, na praia do Forte, onde também se acendem as fogueiras. Ainda nessa noite, a animação musical ficará a cargo do Djeff Afrozila, um nome internacional, convidado pela autarquia para “ajudar a reavivar a tradição da ‘Festa do Banho Santo’, que a partir das 05h00 põe à prova a resistência dos mais corajosos”.

Por toda a cidade, nessa noite, realizam-se os arraiais populares, na rua de São Lourenço com a Banda Chic; na praceta de Ledesma Criado com a Banda Vírus; na praça de 08 de Maio com Ssmusic; e na rua dos Pescadores com Duo Sanpedro.

Até 25 de Junho, no parque da avenida de Espanha, decorre a Feira Popular, com cerca de duas dezenas de carroceis que vão animar o público, onde não faltam as tradicionais farturas e doces.

Ao cair da noite, de 28 de Junho a 02 de Julho, vai ser possível apreciar a melhor gastronomia e o bom peixe, na “Feira das Freguesias”. A iniciativa teve uma primeira fase de 14 a 18 de Junho, e a segunda fase decorre até início de Julho com a presença das freguesias de Alhadas, Buarcos e São Julião, Maiorca, Marinha das Ondas, Moinhos da Gândara, Tavarede e Vila Verde, no pavilhão multiusos. Este certame gastronómico está aberto entre as 19h00 e as 01h00, período em que serão servidos os pratos típicos das freguesias do concelho, acompanhados por um cartaz de animação protagonizado pelos ranchos, filarmónicas, grupos de dança e grupos etnográficos.

A festa continua na noite de 30 de Junho, na praça do Forte, com uma actuação da banda portuguesa Azeitonas, a partir das 22h00.

Distinções marcam feriado municipal

No sábado (24) celebra-se o feriado municipal na Figueira da Foz, com a habitual sessão solene, pelas 11h00, no Centro de Artes e Espectáculos (CAE), na qual se irão atribuir as “Distinções Honoríficas” a funcionários do Município aposentados em 2016, personalidades figueirenses, PMEs Líder e PMEs Excelência de 2016.

Na cerimónia serão distinguidos Manuel Pata, padre António Matos Fernandes, Catarina Valadas Norinho, Augusto Alberto Pinto Rodrigues e os funcionários municipais aposentados em 2016.

Durante o dia, na marina de recreio, realiza-se a ‘Regata de São João’, organizada pelo Clube Náutico da Figueira da Foz e, a partir das 16h00, terão início as cerimónias religiosas, com a celebração da missa solene, na igreja Matriz, seguida de procissão e a ‘bênção de mar’ junto à praça da Europa.

À noite, pelas 22h00, o Coliseu Figueirense vai encher-se para assistir ao 2.º desfile das ‘Marchas Populares’, altura em que serão reveladas as classificações gerais dos grupos a concurso. Nesse evento vão, também, marcar presença os vencedores do ‘Banho Santo’ e a Bruna – Tuna Universitária da Figueira da Foz.

Os arraiais populares continuam a animar a cidade, a partir das 00h00, particularmente na rua de S. Lourenço, com a banda ‘Homepage’, e na praça de 08 de Maio, com o duo Sanpedro.

Ainda nesse fim-de-semana irá decorrer a “Madjer Youth Cup”, promovida pela Beach Sports, uma iniciativa em que o melhor jogador do mundo de futebol de praia, Madjer, desafia os “futuros craques a superarem-se numa competição cheia de animação”. O torneio é destinado a atletas de escalões sub-13 e sub-15.

Embora o São João já tenha terminado, as Festas da Cidade continuam a 01 de Julho com o ‘Vianeza Festival das Filarmónicas’, que vai apurar a grande vencedora com um espectáculo no CAE. E, finalmente, esse fim-de-semana será, também, preenchido com actividades desportivas, nomeadamente o evento “Figueira Fit”, na praceta de Ledesma Criado, e o Torneio Internacional de ‘Beach Rugby”, no areal de Buarcos.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com