Coimbra  20 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz: Ferreira-a-Nova assinada Dia da Freguesia

23 de Março 2019

Ferreira-a-Nova, no concelho da Figueira da Foz, assinala domingo (dia 24) o Dia da Freguesia com um programa em que se destaca um passeio de bicicleta e uma tarde de convívio.

A iniciativa começa, pelas 08h30, com a recepção aos participantes, na sede da Junta de Freguesa de Ferreira-a-Nova, e inclui, às 09h00, o hastear da bandeira.

O início do passeio pela freguesia será às 09h15, havendo muitos pontos para apreciar ao longo das pedaladas. O património natural, histórico, cultural e arqueológico de uma freguesia é o resultado de um esforço conjunto por acompanhar a evolução dos tempos, sem nunca se esquecer as raízes e a identidade de cada região.

Ferreira-a-Nova é um belo exemplo da preservação de zonas verdejantes e de edifícios que exalam um pouco da sua história e da sua cultura. Do ponto de vista arquitectónico, realce para a Igreja Matriz, a Capela da Netos, a Capela de Tromelgo, a Capela de Santana, a Capela de Santa Olaia e o Cruzeiro de Ferreira-a-Nova.

É também obrigatório uma visita à lagoa das Queridas, perto da povoação com o mesmo nome, que nasceu de um pequeno lago, aquando da retirada excessiva de terras, que foi deixado ao abandono durante anos. Com a ajuda da mãe natureza e com o passar dos tempos, transformou-se numa lagoa de beleza invulgar onde podemos observar uma biodiversidade pouco habitual na zona. É hoje protegida e cuidada pela Junta de Freguesia de Ferreira-a-Nova, como sendo um dos ex-libris da freguesia.

O passeio de bicicleta inclui almoço, pelas 13h30, e uma tarde cultura, a partir das 15h00, com os Anjos d’Azul da ACRC de Ferreira-a-Nova, o Rancho Rosas de Maio, de Santana, e a Filarmónica de Santana.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com