Coimbra  19 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz estuda construção de estacionamento de apoio ao Mercado Municipal

3 de Dezembro 2021 Jornal Campeão: Figueira da Foz estuda construção de estacionamento de apoio ao Mercado Municipal

O Município da Figueira da Foz está a estudar uma solução para a construção de um parque de estacionamento junto ao Mercado Municipal, avançou, esta sexta-feira (3), o presidente da Câmara, Pedro Santana Lopes.

Esta é uma obra prioritária dentro da linha de protecção ao pequeno comércio e comércio tradicional”, disse o autarca, na reunião do Executivo, considerando esta obra como uma “medida especial de protecção ao pequeno comércio”.

De acordo com Santana Lopes, existem dois anteprojectos em estudo – um para um parque subterrâneo, em frente ao Mercado Municipal, do outro lado da avenida, com 177 lugares e ligação directa ao edifício, e outro em altura, com 100 estacionamentos, por detrás do mercado, num edifício devoluto.

Em declarações aos jornalistas, o presidente da Câmara da Figueira da Foz disse que até final de Janeiro deverá estar decidida a opção tomada, que será uma das “prioridades absolutas” do actual Executivo.

Se a opção recair no parque subterrâneo, o autarca não teme eventuais problemas geomorfológicos devido à proximidade do rio Mondego ou a uma vala subterrânea que passa nas proximidades, como alertou o vereador socialista Carlos Monteiro, anterior presidente da Câmara.

Não vão existir problemas de estabilidade, pois tudo será feito e acompanhado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC)”, tranquilizou Santana Lopes, cujo Executivo tem entre mãos o licenciamento de um hipermercado da marca espanhola Mercadona.

Salientando que a sua “preocupação” é o pequeno comércio, o presidente da autarquia figueirense informou que já reuniu com a administração da cadeia Mercadona.

Propus que se instalassem na margem Sul, mas, ao fim de duas semanas de estudo, recusaram essa possibilidade por falta de densidade populacional e de acessibilidades”, revelou durante a sessão, adiantando que a aprovação final deverá ir à reunião ordinária de dia 15.

O autarca adiantou ainda que a Câmara propôs a realização de uma reunião para auscultar a Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz (ACIF) e os pequenos comerciantes, a realizar na sexta-feira à tarde.

Na sessão de hoje, o presidente da Câmara da Figueira da Foz mostrou-se também preocupado com o número elevado de acidentes na Estrada Nacional 109, que atravessa o concelho, e disse que o Município vai agir em nome da segurança.

Temos obrigação de agir com os meios ao alcance do Município, quando o Estado demora a intervir e está em causa a vida”, disse Pedro Santana Lopes, no período de antes da ordem do dia.

O autarca, eleito pelo movimento independente Figueira à Primeira, lamentou que o Estado na questão da covid-19 “não se importe que as Câmaras se cheguem à frente, mas que noutros domínios não goste”.

A autarquia, em colaboração com as entidades competentes, “vai procurar agir”, afirmou Santana Lopes, que pretende evitar “notícias trágicas” quase todas as semanas, devido à elevada sinistralidade registada na área do concelho.

É nossa obrigação tentar evitar estas tragédias”, sublinhou.

Na reunião de hoje, foi também aprovado, por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento do pastor José Manuel Leite, de 81 anos, o primeiro presidente de Câmara eleito da Figueira da Foz após o 25 de Abril, ocorrido no dia 22 de Novembro.