Coimbra  12 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz entrega Medalha de Mérito Cultural a Ruy de Carvalho no seu 97.º aniversário

2 de Março 2024 Jornal Campeão: Figueira da Foz entrega Medalha de Mérito Cultural a Ruy de Carvalho no seu 97.º aniversário

Ruy de Carvalho, o icónico actor português, brilhou no palco do grande auditório do Centro de Artes e Espectáculos na noite em que celebrou o seu 97.º aniversário, no passado dia 1 de Março, ao apresentar “História devida”.

Com uma carreira inigualável que abrange teatro, cinema, rádio e televisão, Ruy de Carvalho é actualmente o actor com a carreira artística mais longa, somando oitenta anos de dedicação às artes.

Na noite de ontem, acompanhado pelo reconhecido actor Luís Pacheco, Ruy de Carvalho presenteou o público, carinhosamente apelidado de “Ministério da Cultura”, com histórias de vida variadas: umas divertidas, outras nem tanto, algumas picantes, mas todas integrantes de uma jornada de oito décadas dedicadas ao amor pela arte, durante as quais partilhou palco e vida com grandes nomes do panorama cultural português.

No dia do seu aniversário, os presentes entoaram os parabéns, aplaudiram calorosamente o actor e brindaram ao Homem. Ruy de Carvalho foi agraciado pelo município da Figueira da Foz com a Medalha de Mérito Cultural em prata dourada, numa cerimónia presidida pelo presidente da Câmara Municipal, Pedro Santana Lopes, que afirmou: “Estamos perante uma lenda viva que emociona todos”.

Na plateia, estavam também os dois filhos do actor, que revelaram que “é difícil travá-lo”. Ruy de Carvalho continua a ser um homem activo e o trabalho é essencial para ele: “É importante para ele viver e sentir-se bem”.