Coimbra  2 de Junho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz: Empresa exporta para principais mercados europeus

7 de Abril 2020 Jornal Campeão: Figueira da Foz: Empresa exporta para principais mercados europeus

A empresa de produtos de derivados de resina de pinheiro United Resins, instalada na Figueira da Foz, exporta quase toda a sua produção para os mercados mais desenvolvidos da União Europeia.

Quase 100 por cento da sua produção destina-se aos mercados da Alemanha, Benelux, Suécia, França e Itália. Apenas dois por cento são consumidos no mercado nacional.

A laborar desde o final de 2010, num espaço com 12 hectares, é uma das poucas empresas químicas nacionais que sintetiza derivados de resina de pinheiro, comercializando um conjunto de produtos sob a marca registada Unik.

Os derivados da resina produzidos pela empresa constituem a matéria-prima principal das tintas de impressão (livros, revistas, jornais), todo o tipo de adesivos e colas de madeiras e sapatos, entre outras.

Entre o portefólio de produtos, estão, também, as substâncias para as tintas de marcação de estradas e pavimentos, pastilhas elásticas e ceras depilatórias.

Em 2019, a empresa apresentou um volume de facturação de 34 milhões de euros, transformando 25 000 toneladas de resina, que actualmente é comprada no Brasil e Argentina, que nos últimos anos se tornaram grandes produtores.

A construção da United Resins, que emprega actualmente 60 trabalhadores, representou um investimento superior a 20 milhões de euros, tendo sido comparticipada pelo Quadro de Referência do Estratégico Nacional (QREN), que considerou o projecto um “caso de estudo no Programa Operacional do Centro”.