Coimbra  24 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz e Lousã com São João sem aglomerados

23 de Junho 2020 Jornal Campeão: Figueira da Foz e Lousã com São João sem aglomerados

Num ano em que as festividades de São João, tal como se conhecem, estão comprometidas devido à pandemia de covid-19, dois dos municípios da região onde esta data é comemorada, readaptaram as festividades à nova realidade, garantindo a animação da noite de hoje (23).

Neste sentido, na Figueira da Foz, pelas 21h30, o Duo SanPedro vai levar a festa à cidade com um espectáculo itinerante em homenagem ao trabalho das colectividades nos últimos anos, no âmbito do São João.

O Duo vai, então, percorrer as artérias mais emblemáticas da cidade, como São João do Cale, Praça 8 de Maio, Praça General Freire de Andrade, Bairro Novo, avenida 25 de Abril e avenida do Brasil, terminando nas Muralhas de Buarcos.

A música terminará pelas 24 horas, momento em que o céu se vai encher de cor com um espectáculo pirotécnico nas seis praias do concelho: praia da Leirosa, da Costa de Lavos, da Cova Gala, da Claridade, de Buarcos e praia de Quiaios. Este ano o fogo será lançado com maior altitude, para que possa ser apreciado com o devido distanciamento.

Já no Dia da Cidade, amanhã (24), pelas 11h00, irá decorrer a sessão solene, no Centro de Artes e Espectáculos, onde serão entregues as distinções honoríficas.

Todos estes momentos vão ser transmitidos em directo, na página de Facebook do Município da Figueira da Foz.

Adiada homenagem a João Ataíde para evitar aglomerações

Após inúmeras solicitações de munícipes, colectividades e associações manifestarem o seu interesse em estar presentes na homenagem que a Câmara Municipal da Figueira da Foz decidiu prestar ao ex-presidente do Município, João Ataíde, a mesma determinou o adiamento da cerimónia para evitar aglomerações.

A iniciativa contemplava o descerramento da placa de toponímia em homenagem ao ex-presidente do município João Ataíde (falecido em Fevereiro deste ano) e estava marcada para amanhã (24), integrada no feriado municipal, Dia do Município e de São João.

O local escolhido para homenagear o antigo autarca é a praça adjacente ao Forte de Santa Catarina.

Em comunicado, a Câmara Municipal explica que “dada a impossibilidade de aceder a essas solicitações [de interessados em assistir à cerimónia], entende o Município adiar a iniciativa para data a comunicar posteriormente”.

Já no domingo (21), João Ataíde já tinha sido homenageado na praia do Cabedelo, na Figueira da Foz, na etapa inaugural da liga portuguesa de surf. A homenagem juntou 80 pessoas, entre familiares e políticos, no molhe Sul do rio Mondego.

Na ocasião, o presidente da Câmara da Figueira da Foz, Carlos Monteiro, também do PS, explicou a situação do aglomerado de pessoas: “Declaradamente, é daquelas situações em que a emoção se sobrepôs à razão”.

“A organização [da prova de surf, que quis homenagear o ex-autarca] teve a preocupação de restringir muito o número de pessoas, mas [a homenagem] foi do conhecimento público, o João Ataíde foi um presidente durante 10 anos que muito marcou a Figueira e as pessoas chegaram, associaram-se. A maior parte delas trazia máscara, mas [isso] não justifica a alteração e o número de pessoas que estava, mas também era impossível mandar as pessoas para trás, evitar, foi um daqueles actos espontâneos de amor e de paixão de quem reconhece o trabalho que foi feito durante 10 anos”, acrescentou Carlos Monteiro.

Lousã com “arraial em casa”

A Câmara Municipal da Lousã também assinala a tradicional noite de São João de forma diferente, apelando a todos que fiquem em casa e celebrem em segurança, acompanhando as publicações que o Município vai realizar ao longo da noite através da Internet.

Assim, pelas 21h30, será partilhado com o público, nas várias plataformas digitais da autarquia, a gravação do desfile de Marchas Sanjoaninas de 2018. Mais tarde, pelas 22h15, em parceria com a empresa lousanense ‘Moving Work’, o Município vai difundir, através da página do Facebook, uma actuação de Dj’s, que vão passar as músicas mais ouvidas nos tradicionais arraiais que ocorrem um pouco por toda a vila.

Amanhã (24), será partilhada a mensagem institucional de Luís Antunes, presidente da Câmara, e, pelas 18h00, a gravação do desfile das Marchas Sanjoaninas de 2019.