Coimbra  1 de Março de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz distinguida como “Município Amigo do Desporto”

31 de Dezembro 2020 Jornal Campeão: Figueira da Foz distinguida como “Município Amigo do Desporto”

O Município da Figueira da Foz foi, pelo terceiro ano consecutivo, distinguido com o galardão “Município Amigo do Desporto”, pela Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (APOGES).

A cerimónia foi presidida pela vereadora do Desporto, Mafalda Azenha, que afirmou que apesar dos sentimentos de “frustração e impotência”, comuns a todos os Municípios, pela dificuldade nas realizações desportivas, houve, acima de tudo, uma “grande preocupação com o futuro no contexto desportivo”.

A autarca acrescentou ainda que, decorrente dessa preocupação, é imperativo continuar a ser criativos e não baixar os braços. Por essa razão, adiantou que, “na Figueira da Foz, a prioridade vai ser a de incentivar os jovens a voltarem aos seus clubes, criar estratégias para incentivar novos praticantes e ter um papel activo na retoma da normalidade”.

Já o responsável nacional do programa, Pedro Mortágua Soares, agradeceu a presença de todos os representantes dos Municípios e engrandeceu os seus desempenhos, num ano tão atípico, tendo deixado, ainda, a motivação para que façam “mais a cada ano que passa”.

Também os Municípios de Soure, Mira, Oliveira de Azeméis, Mealhada, Góis, Vila Nova de Poiares, Oliveira do Hospital, Paredes e Lousã se juntaram na Figueira da Foz para receber o galardão.

A cerimónia de entrega dos galardões relativos ao ano de 2020 contou, ainda, com a entrega dos reconhecimentos às últimas candidaturas que reflectem a presença digital do desporto e da actividade física e a intervenção dos municípios durante a pandemia.

De relembrar que o programa “Município Amigo do Desporto” constitui uma rede de municípios portugueses, um grupo de partilha de boas práticas, de “benchmarking” e de formação em relação ao modelo de intervenção dos municípios nas práticas de actividades físicas e no desenvolvimento desportivo, assim como dos resultados obtidos pelos municípios portugueses.