Coimbra  12 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz debate importância da Educação Física nas crianças

28 de Outubro 2019

A cidade da Figueira da Foz recebe, a partir de quinta-feira (31) e até sábado (02), o Congresso Nacional de Educação Física, onde o tema principal será a importância desta disciplina no ensino básico.

Os organizadores deste encontro defendem que “a inclusão da Educação Física no ensino básico é essencial para que deixe de ser o parente pobre da Educação”, sublinhando Avelino Azevedo, presidente do Conselho Nacional das Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto (CNAPEF), que “as escolas do primeiro ciclo deviam contar com um profissional que acompanhasse desde cedo o desenvolvimento físico das crianças”.

Segundo o líder do CNAPEF, devem ser criadas condições para que a Educação Física no primeiro ciclo “deixe o papel e se torne realidade”. Defende, ainda, a reestruturação do Desporto Escolar, proporcionando a atletas jovens não federados mais oportunidades de participarem em competições.

“São medidas importantes para que a Educação Física deixe de ser o parente pobre da Educação”, lembrando que até ao ano passado a disciplina nem sequer contava para a média do secundário.

Já em 2018, o decreto-lei que consagrava essa medida contestada pelos professores de Educação Física foi revogado na íntegra em 2018 pelo diploma que integra os novos currículos do ensino básico e secundário, voltando assim esta unidade curricular a contar para a classificação final do ensino secundário, logo, para o cálculo da média de acesso a ensino superior.

“Foi um passo importante para devolver a importância à Educação Física, mas é preciso dar outros”, diz Avelino Azevedo.

O 11.º Congresso Nacional de Educação Física realiza-se nos dias 31 de Outubro e 01 e 02 de Novembro de 2019, no Centro de Artes e Espectáculos (CAE) da Figueira da Foz, com o tema – “Avaliar para Melhorar na Educação Física, no Treino Desportivo e no Exercício e Saúde”.

O encontro é aberto a professores de Educação Física, treinadores e técnicos de exercício físico, sendo uma organização conjunta do Conselho Nacional das Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto (CNAPEF) e da Sociedade Portuguesa de Educação Física (SPEF).

Na edição deste ano, juntam-se à organização a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF-UC) e a Associação representativa dos Professores de Educação Física da região de Coimbra (APPEFIS).

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com