Coimbra  21 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

 

Figueira da Foz dá continuidade a animação de Verão em Setembro

3 de Setembro 2021 Jornal Campeão: Figueira da Foz dá continuidade a animação de Verão em Setembro

O Município da Figueira da Foz continua, em Setembro, a dar continuidade à animação de Verão no concelho, estando previstas iniciativas de jazz, samba, serenatas, filarmónicas e o Campeonato Europeu de Futebol de Praia.

A partir de hoje (3) e até 12 de Setembro, serão vários os locais que vão receber visitas diárias de Dixies e Big Bands. Amanhã, pelas 18h00, na Marginal de Buarcos, e às 22h00, no Bairro Novo, actuam os “Camisas Negras”. Já na sexta-feira seguinte, 10 de Setembro, vão andar “Folhas de Pêssego” pela rua, às 17h30 na Marginal de Buarcos, e às 21h30 no Bairro Novo. No sábado, 11 de Setembro, a “Banda às Riscas” actua às 18h00, na Marginal de Buarcos, e às 21h30, no Bairro Novo.

As “Serenatas de Aquém e Além Mondego” vão regressar com sessões previstas na freguesia de Moinhos da Gândara, dia 8, pelas 22h00, com António Ataíde, e dia 15, na freguesia de Vila Verde, a encerrar esta 1.ª edição da iniciativa, com os “À Capella”.

O Centro de Artes e Espectáculos (CAE) recebe, desde ontem (2), a 2.ª edição do Figueira Jazz Fest. O espectáculo de abertura realiza-se pelas 22h00, com “Entre Paredes – Bernardo Moreira Sexteto convida Cristina Branco e Bernardo Couto”, numa homenagem a Carlos Paredes.

O dia de hoje, 3 de Setembro, está reservado para “Paula Oliveira Quinteto”, que convida Ricardo Ribeiro para uma homenagem à música portuguesa. Maria Mendes Quarteto (nomeada para o Grammy Music Award) encerra o festival, no dia 4, pelas 22h00, com Close to Me.

Dia 11 de Setembro, pelas 21h00, sobe ao palco do grande auditório do CAE, no âmbito do projecto artístico-pedagógico produzido no âmbito da iniciativa Happy Jazz, resultante de uma candidatura dos Municípios de Cantanhede, Figueira da Foz e Soure à Programação Cultural em Rede, o “Ensemble Sinfónico & Jacinta”. Com direcção artística de Rui Lúcio e direcção musical do maestro Claus Nymark, junta 90 músicos em palco, oriundos das bandas filarmónicas dos concelhos de Cantanhede, Figueira da Foz e Soure e a artista portuguesa de renome internacional Jacinta.

Já nas freguesias costeiras, vão actuar as três escolas de samba do concelho – A Rainha; Unidos do Matogrosso e Novo Império – e a Sociedade Filarmónica Paionense e a Sociedade Filarmónica Instrução e Recreio de Lares e da Casa do Povo de Quiaios – Filarmónica Quiaense. Será ainda possível assistir às actuações da Escola de Artes do CAE e da Zarabatana, no âmbito do “Marmorfose”, uma acção inserida no Projecto Cultural em Rede “O Mar que nos Une.

Entre 9 e 12 de Setembro, a animação concentra-se no areal da Praia de Buarcos, com a realização da Superfinal Europeia de Futebol de Praia 2021, evento promovido pela Beach Soccer Worldwide, em parceria com o Município da Figueira da Foz.

A prova, que tem cobertura televisiva assegurada pela CMTV, vai contar com 16 selecções masculinas (8A e 8B) e, pela primeira vez, oito selecções femininas. Prevê-se que possa contar com dois campos em permanência, sendo que o 1.º jogo tem início às 09h00 e o último às 18h00. Os jogos da selecção portuguesa serão realizados sempre ao final do dia.

De acordo com a Câmara, todas estas iniciativas encerram a da Animação de Verão de 2021 do Município da Figueira da Foz que, tal como as realizadas ao longo de Julho e Agosto, cumprem com as normas da Direcção-Geral da Saúde.