Coimbra  7 de Agosto de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz com visitas guiadas

20 de Julho 2020 Jornal Campeão: Figueira da Foz com visitas guiadas

A Pó de Saber – Cultura e Património está a dinamizar uma visita guiada pelo Bairro Novo de Santa Catarina, na Figueira da Foz. Centro moderno da cidade desde meados do século XIX, a iniciativa pretende contar a história e as “estórias” deste lugar.

O programa engloba um passeio pedonal com visita guiada pelo Bairro e inclui uma prova de produtos do receituário gastronómico da Figueira no restaurante “O Picadeiro”.

Durante o percurso, será dado destaque à paisagem, arquitectura e sociabilidades particulares, nascidas da implantação de cafés e restaurantes, casinos, lojas e equipamentos.

Dadas as condições actuais, o programa apenas decorre mediante reserva prévia de 48 horas, com um limite mínimo de quatro pessoas e um máximo de 10, sendo o uso de máscara obrigatório.
Os interessados podem facultar mais informações ou fazer reservas através do e-mail podesaber.patrimonio@gmail.com ou do número 964 460 709.

 

Igreja de Santo António e Igreja de São Francisco

Igreja S. Antonio Figueira da Foz

Além da visita ao Bairro Novo de Santa Catarina, a Pó de Saber, em parceria com a Misericórdia – Obra da Figueira e da Ordem Franciscana Secular Figueira da Foz, dinamizará, também, a partir de 1 de Agosto, duas visitas semanais às Igrejas do Convento de Santo António e de São Francisco (sábado às 10h00 horas e domingo às 15h00).

Os dois templos religiosos são importantes para a compreensão da história da fé e da devoção franciscana e a evolução da Figueira, antigamente formada por uma comunidade piscatória e que se tornou numa relevante cidade comercial da região Centro de Portugal.

Os templos “irmãos” são, pois, testemunho de fé materializado em preciosas obras de arte votiva, mas igualmente da crescente importância estratégica da Figueira e das pessoas que fizeram da sua missão, à semelhança de São Francisco e de Santo António, o serviço à comunidade.

Dadas as condições actuais, o programa apenas decorre mediante reserva prévia de 48 horas, com um limite mínimo de quatro pessoas e um máximo de dez, sendo o uso de máscara obrigatório.
Os interessados podem facultar mais informações ou fazer reservas através do e-mail podesaber.patrimonio@gmail.com ou do número 964 460 709.

A Pó de Saber é uma empresa certificada com o selo “Clean & Safe” pelo Turismo de Portugal, pelo que todas as suas actividades obedecem às devidas regras de segurança de modo a prevenir o contágio pela covid-19.