Coimbra  8 de Dezembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz com mais brilho no Natal e passagem de ano

23 de Novembro 2019

Profjam e a banda do filme Variações foram os nomes escolhidos para a passagem de ano na Figueira da Foz, que começa o período festivo já na próxima semana (sábado, 30), terminando apenas a 05 de Janeiro.

O Município da Figueira da Foz apresentou, ontem (22), o programa de Natal e Ano Novo da cidade, sob o lema “2020 motivos para vir à Figueira da Foz”, foi elaborado em cooperação com a Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz (ACIFF), Associação do Bairro Novo e a colaboração de diversas colectividades e instituições do concelho.

O programa é diversificado e vasto, inclui espectáculos de música em contexto de rua, do qual fazem parte artistas e bandas de renome nacional e internacional, para todas as idades, bem como algumas novidades.

Um comboio de Natal, três concertos natalícios, o já habitual Jardim de Natal, que inclui a Quinta do Pai Natal, com estábulo de animais e um mercadinho de rua, estão entre as animações presentadas.

Este ano, e pela primeira vez, será instalada no local a “Lapinha”, um presépio da época natalícia, propriedade da Fábrica da Igreja da Paróquia de São Julião.

A alteração do local do presépio incide, nomeadamente, na “Espera dos Reis” e nos cortejos dos Reis Magos – dois desfiles, um promovido pela Sociedade Filarmónica 10 de Agosto e outro pela Filarmónica Figueirense, que habitualmente começam na noite de 05 de Janeiro, em lados opostos da cidade e se encontram na “Lapinha”.

Esta originalidade da Figueira da Foz tem raízes na rivalidade histórica entre as duas colectividades.

A programação das festividades de Natal e Ano Novo inclui ainda um comboio de Natal, a funcionar um pouco por toda a cidade, de 30 de Novembro a 01 de Janeiro, gratuitamente; um concerto de Natal, pelas bandas dos três ramos das Forças Armadas – Exército, Armada e Força Aérea -, a 20 de Dezembro; a Corrida de São Silvestre, dia 21 de Dezembro; o tradicional ‘Rally de Fim de Ano’, entre 27 e 29 de Dezembro e a caminhada de Ano Novo, em 01 de Janeiro, na serra da Boa Viagem.

As iluminações, compostas por mais de 432 000 lâmpadas de baixo consumo com tecnologia LED, estão acesas desde ontem (22), em duas dezenas de locais da Figueira da Foz e Buarcos, e incluem uma árvore de Natal natural, uma araucária com 32 metros de altura.

Quanto à noite de passagem de 2019 para 2020, a Figueira da Foz atrai à sua marginal, a partir das 22h45, com a actuação da banda do filme “Variações”, que sobe ao palco da praça do Forte; seguindo-se às 00h15 de 01 de Janeiro o ‘rapper’ Profjam e, por fim, o DJ e produtor Tom Enzy.

O presidente da autarquia da Figueira da Foz, Carlos Monteiro, assinalou que o programa musical da última noite do ano “é para todos”, com a banda do filme “Variações” “para um público mais velho”.

A vice-presidente Ana Carvalho completou, afirmando que Profjam é um nome “de que os adolescentes gostam muito”.

O orçamento das festividades é de cerca de 243 000 euros, com a maior fatia reservada para a programação da passagem de ano (118 000 euros) e para as iluminações natalícias (cerca de 70 000 euros).

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com