Coimbra  11 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz com animação de Natal e de fim de ano até aos Reis

17 de Novembro 2016 Jornal Campeão: Figueira da Foz com animação de Natal e de fim de ano até aos Reis

Mais de um mês de animação para comemorar a época natalícia, que se conclui a 05 de Janeiro com os tradicionais cortejos dos Reis Magos, é a proposta da autarquia da Figueira da Foz, apresentada esta segunda-feira (14).

As iniciativas, nas quais se inclui a segunda edição do Jardim de Natal (03 a 24 de Dezembro), as festividades de passagem de ano, uma caminhada na serra da Boa Viagem no primeiro dia de 2017 ou concertos em igrejas paroquiais, entre outras, envolvem 42 entidades, na organização, animação e segurança.

A programação da passagem de ano 2016/2017, com entradas gratuitas, inclui, dia 30 de Dezembro, um concerto com os The Gift, na praça do Forte. A 31 de Dezembro, noite de passagem do ano, a programação inclui concertos dos ‘rappers’ Dillaz e Dengaz e do dj Nelson Cunha e o tradicional fogo-de-artifício.

“Estes eventos, sobretudo os relacionados com a quadra natalícia, são fruto de parcerias estabelecidas com a Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz (ACIFF), Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião, com produtores e artesãos locais, e com diversas outras entidades, associações e colectividades, oriundas de todo o concelho, envolvendo um total de mais de 630 pessoas”, refere a autarquia.

O Jardim de Natal, no Jardim Municipal, junto à zona ribeirinha, propõe este ano mais actividades e atrações relativamente à primeira edição, incluindo uma pista de “gelo ecológico”, actuações musicais, dança, teatro, contos encenados, animação itinerante e personagens do imaginário infantil.

O Jardim de Natal volta a receber o presépio animado dos Bombeiros Municipais e um espaço de Animais da Quinta, com passeios de pónei para os mais pequenos. A 03 de Dezembro, dia de inauguração, o programa integra a Parada de Natal, um cortejo alusivo à chegada do Pai Natal, que começa na estação de caminho-de-ferro e percorre a “baixa” da cidade até ao Jardim Municipal.

O investimento financeiro da autarquia no Jardim de Natal, passagem de ano, animação e iluminação da cidade ascende a 211 000 euros, mais 53 000 euros do que em 2015.

Luís Santos