Coimbra  18 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz chama atenção para “luta” da comunidade LGBTI

27 de Junho 2020 Jornal Campeão: Figueira da Foz chama atenção para “luta” da comunidade LGBTI

O Município da Figueira da Foz está a implementar o seu Plano Municipal para a Igualdade, que integra uma dimensão estratégica e operacional que visa o Combate à Discriminação em Razão da Orientação Sexual, Identidade e Expressão de Género e Características Sexuais.

O mês de Junho tem importância simbólica para a população LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgéneros e Intersexo), levando milhares de pessoas, de vários países, a realizarem marchas que visam sensibilizar as comunidades para os direitos humanos.

Este ano, devido à pandemia as marchas LGBTI não se vão realizar. Assim, como forma de assinalar esta data, o Município da Figueira da Foz promove a divulgação do relatório “Over the Rainbow? The Road to LGBTI Inclusion” através da página http://www.oecd.org/social/over-the-rainbow-the-road-to-lgbti-inclusion-8d2fd1a8-en.htm.

Este relatório, que envolveu uma investigação comparativa da legislação dos 35 países membros da OCDE, posiciona Portugal no grupo dos países com políticas mais inclusivas na área LGBTI, sendo apenas ultrapassado pelo Canadá.

Durante este fim-de-semana (27 e 28), será, ainda, hasteada uma bandeira no Edifício dos Paços do Concelho, a qual visa chamar atenção para a necessidade da desconstrução de alguns dos estereótipos que continuam a persistir na sociedade actual, e que pretende reforçar a ideia de que a Figueira da Foz é cada vez mais uma cidade inclusiva.