A Câmara da Figueira da Foz aprovou, no âmbito do Regulamento Municipal de Apoios ao Desporto, uma ajuda de cerca de 185 000 euros que será distribuída pelos 38 clubes que se candidataram aos apoios à formação e competição amadora.
O valor base atribuído à actividade regular é de 170 000 euros, ao qual irá acrescer a quantia de 15 000. Este total será dado aos 27 clubes proprietários de instalações desportivas, mediante majoração de 15% sobre o valor do apoio base atribuído, destinando-se a verba “ a despesas com a manutenção das instalações”, informou a autarquia.
Para além destes apoios, estão previstos mais dois, no valor global de 19 800 euros, quantia calculada com base na experiência de anos anteriores. Uma destas ajudas, que se destina ao aluguer de instalações, no valor de 3 500 euros, será atribuída a 14 clubes sem espaços próprios, mediante a apresentação do comprovativo da despesa, cuja comparticipação da Câmara será de 25%.
Outro apoio, no valor de 16 300 euros, visa contribuir nas despesas de transporte, prevendo-se, conforme a pontuação obtida por cada clube, a atribuição de uma a três viagens, cada uma comparticipada com 350 euros para a contratualização a transportadoras.
“Os apoios aos clubes totalizam 204 800 euros”, disse o Executivo.
De acordo com a autarquia, “o Município tem vindo a aumentar e diversificar os valores dos apoios ao desporto, não só através do valor base anual, mas também através destes novos apoios”.
Nos últimos três anos foram transferidos para a actividade regular do desporto de formação mais de 600 000 euros.