Coimbra  24 de Julho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz assinala o 25 de Abril com exposição fotográfica

15 de Abril 2021 Jornal Campeão: Figueira da Foz assinala o 25 de Abril com exposição fotográfica

A Câmara Municipal da Figueira da Foz vai promover, entre 19 de Abril e 02 de Maio, a exposição fotográfica “A Figueira da Foz e o 25 de Abril”, composta por 47 fotografias da autoria de Jorge Dias.

A mostra, cujas fotografias pertencem ao espólio do Arquivo Fotográfico Municipal, é feita no âmbito do 47.º aniversário do 25 de Abril de 1974 e vai estar exposta nos Paços do Município (cinco fotografias) e nas Juntas de Freguesia do concelho (três fotografias).

Para a autarquia, “esta uma forma de, na situação pandémica que vivemos, levar a memória e o espírito de Abril a todo o concelho”.

“As 47 fotografias retractam a madrugada do 25 de Abril de 1974 na Figueira da Foz, as movimentações militares e a saída da coluna militar do quartel RAP 3 em direcção a Peniche e depois a Lisboa”, disse a Câmara Municipal da Figueira da Foz.

O fotógrafo Jorge Dias, à data furriel miliciano do Regimento de Artilharia Pesada 3, captou também imagens do regresso dos militares, a 27 de Abril, e das manifestações populares que encheram algumas ruas da baixa da cidade.