Coimbra  5 de Agosto de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz assinala Dia do Sapador Florestal

21 de Maio 2021 Jornal Campeão: Figueira da Foz assinala Dia do Sapador Florestal

O Município da Figueira da Foz vai promover, no sábado (22), na praça Dr. João Ataíde (antiga praça do Forte), entre as 09h00 e as 13h00, uma exposição de viaturas e equipamentos usados por equipas de Sapadores Florestais.

A iniciativa realiza-se no âmbito das comemorações do Dia do Sapador Florestal, que se assinala a 21 de Maio.

A exposição será feita com viaturas e equipamentos usados por 13 equipas dos municípios de Arganil, Figueira da Foz, Montemor-o-Velho, Mealhada, Mortágua, Penacova e Vila Nova de Poiares e das quatro brigadas de Sapadores da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC).

A iniciativa conta com a colaboração da CIM-RC e do Instituto da Natureza e Florestas (ICNF) e será aberta, pelas 09h30, pelo presidente da Câmara Municipal, Carlos Monteiro.

No recinto, com entrada livre, contudo sujeita aos cumprimentos das normas da Direcção-Geral da Saúde, estarão em exposição cerca de 30 viaturas.

O programa inclui ainda, no período da tarde, uma acção de formação destinada a Sapadores Florestais, ministrada por elementos do ICNF, dos Bombeiros Sapadores e dos Bombeiros Voluntários locais.

De referir que o Dia Nacional do Sapador Florestal foi instituído pela Resolução da Assembleia da República n.º 26/2004, de 2 de Março, tendo em conta a importância e o contributo dos sapadores florestais para a preservação e defesa do património florestal.