A Polícia Marítima da Figueira da Foz desenvolveu, hoje, uma operação de combate à captura ilegal de meixão (enguias em estado larval) no rio Mondego, tendo recolhido uma rede de captura com 34 metros de comprimento.
A operação decorreu entre as 09h00 e as 12h30 e a rede encontrada, que foi apreendida, estava a montante da ponte de Eng. Edgar Cardoso, contendo no seu saco cerca de quatro quilogramas de meixão, o qual, por se encontra vivo, foi devolvido ao rio.
De acordo com a Polícia Marítima, foi ainda encontrada no saco da rede diversas espécies de outros peixes em estado juvenil, designadamente robalos, bodiões, lampreias, linguados e outros que, devido à sua reduzida dimensão, não foi possível identificar, tendo sido tudo libertado no seu habitat natural.
O meixão é uma espécie de enguia europeia que se reproduz no Mar dos Sargaços e que suporta variações acentuadas do nível de sal na água, que cresce no rio e desova no mar.
Os adultos migram para o Mar dos Sargaços morrendo após a reprodução, sendo que as larvas regressam às zonas costeiras onde se metamorfoseiam em enguias de vidro (Anguilla anguilla), que migram para as águas interiores onde crescem.
A pesca do meixão é proibida em todo o território nacional, excepto no troço internacional do rio Minho, ao abrigo de acordo bilateral entre Portugal e Espanha.