Coimbra  21 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz: A noite mais longa do ano vai até ao banho santo

23 de Junho 2019

As Festas da Cidade da Figueira da Foz têm hoje a noite de S. João, que dura até ao raiar do dia com o banho santo, e a segunda-feira (dia 24) como feriado municipal.

Com o parque da avenida de Espanha a proporcionar a clássica Feira de S. João, com as tradicionais diversões e jogos e onde as farturas não vão faltar, eis-nos chegados à “noite mais longa do ano”. Há a Feira das Freguesias a proporcionar os pratos e petiscos tradicionais, mas também todos os restaurantes com sardinha assada.

O desfile das Marchas Populares arranca às 21h30 e quando terminar, após a meia-noite, haverá o espectáculo piromusical com multimédia, com a duração de 10 minutos o qual será lançado do molhe interior Sul.

De seguida subirá a palco Rouxinol Faduncho, para uma actuação de 01h30 de boa disposição, uma personagem criada pelo actor e humorista Marco Horácio, que nasce de um trabalho de análise e observação de algumas figuras características da nossa sociedade, ligadas ao mundo do fado bairrista. Ao longo deste musical humorístico faz-se acompanhar por três grandes músicos do fado: Paulo Valentim (guitarra), João Mário Veiga (viola) e Rodrigo Serrão (baixo).

A animação na cidade continua pela noite dentro com os arraiais populares na rua de Bernardo Lopes, com a Banda Chic, na rua dos Pescadores e na rua de São Lourenço, com as Fogueiras de São João, e a tradicional Festa do Banho Santo, na praia do Forte, com música sob a tutela dos dj’s Óscar e Eduardo Patrão.

As Marchas integram a festa

O S. João da Figueira da Foz já não se faz sem o desfile nocturno das Marchas Populares, hoje, na avenida marginal, e amanhã (dia 24), no Coliseu.

As Marchas vão efectuar um percurso pela avenida de 25 de Abril, desde o Johnny Ringo até à praça do Forte, actuando em frente ao Hotel Mercure e à Esplanada de Silva Guimarães.

A Imperial Neptuna Académica da Figueira da Foz abrirá o desfile, seguindo-se as três marchas convidadas: de Vale do Açor (Miranda do Corvo), de Santa Clara (Coimbra) e de Semide (Miranda do Corvo).

A concurso vão estar apenas quatro marcas do concelho da Figueira da Foz: das Mulheres de Tavarede, do Grupo Recreativo Vilaverdense, da Sociedade Instrução e Recreio de Lares e da Sociedade Filarmónica Paionense.

Segunda-feira (dia 24), pelas 22h00, realizar-se-à o segundo desfile das Marchas Populares, no Coliseu Figueirense, onde são apuradas as classificações gerais do concurso. Desta vez as marchas convidadas são a Progresso e Vida da Tocha (Cantanhede) e a de Cernache (Coimbra), com a encerramento a cargo da Tuna Bruna. O preço do bilhete é de três euros, com entrada gratuita até aos 12 anos e para os portadores do cartão Figueira Sénior com vinheta actualizada.

Feriado municipal

Na segunda-feira, o Dia da Cidade e de São João, feriado no concelho da Figueira da Foz, começa com a cerimónia de distinções honoríficas, pelas 11h00 horas, no Centro de Artes e Espectáculos (CAE). Vão ser entregues cerca de 60 distinções honoríficas repartidas entre funcionários do Município, entidades e personalidades figueirenses, PMEs Líder e PMEs Excelência 2018.

Pelas 16h00 terão início as cerimónias religiosas com a celebração da missa solene, na Igreja Matriz, seguida da procissão e a bênção de mar, junto à praça da Europa, com sessão de encerramento pela Imperial Neptuna Académica – Tuna da Cidade da Figueira da Foz.

O orçamento geral dos festejos promovidos pela Câmara Municipal da Figueira da Foz é de 207 000 euros, menos 20 000 euros do que no ano passado, e já teve a Festa da Sardinha da Malta do Viso, a Taça de S. João do Núcleo dos Antigos Remadores da Associação Naval 1.º de Maio, a Regata + Louca do Mondego.

Nestas Festas da Cidade já se pode circular de trotinete eléctrica da Circ (ex-Flash), que já estão na Figueira da Foz. O desbloqueio das Circ tem um valor de um euro, ao qual acrescem 0,15 cêntimos por minuto. Para incentivar o correcto estacionamento dos veículos, a Circ oferece um desconto de 50 por cento no desbloqueio da viagem, a todos os utilizadores que estacionarem nas zonas indicadas pela Câmara Municipal.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com