Coimbra  22 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz: A noite mais longa com marchas e arraiais de S. João

23 de Junho 2018

Hoje, véspera de S. João, durante esta noite e até ao raiar de amanhã, domingo (24), a Figueira da Foz não tem descanso, com animação constante que só termina com o “Banho Santo”, pelas 05h30, na praia do Forte.

Depois dos jantares, onde a sardinha predomina, a festa instala-se na rua com o desfile das Marchas Populares, ao longo da avenida junto à praia, com a Imperial Neptuna Académica a abrir. Extra-concurso desfilam a Marcha Popular do Grupo Artístico de Ribeira de Frades, dos Carregais (Coimbra) e a Marcha Popular da Freguesia de Torgueda (Vila Real).

A concurso estarão a Marcha da Paróquia de Tavarede, com o tema “Mulheres de Tavarede”, com 75 participantes, a Marcha da Sociedade Filarmónica Paionense, do Paião, com o tema “Bonecas e marinheiros”, e contando com 60 participantes, assim como a Marcha do Grupo de Instrução e Sport, do GIS de Buarcos, subordinada ao tema “Carrossel de memórias” e envolvendo 65 pessoas.

O desfile terminará com mais dois grupos extra-concurso, a Marcha Popular de Ribeira de Frades (Coimbra), com o tema “Verdes campos, papoilas e pirilampos”, e a Marcha do Clube Recreativo Amigos de Vilarino (Vila Nova de Famalicão).

No domingo, dia de S. João, pelas 22h00, no Coliseu Figueirense, as marchas voltam a desfilar, mas desta vez apenas com os três grupos a concurso, a que se juntam a Marcha de Alcântara, de Lisboa, a Marcha Popular de Vale de Açor, de Miranda do Corvo, e a Tuna Bruna, da Figueira da Foz.

Voltando ao programa da véspera de S. João temos, a partir das 23h00, as fogueiras na praia do forte e arraias populares na rua de São Lourenço, no Mercado Municipal e na rua dos Pescadores (Buarcos).

O espectáculo piromusical será após todo o desfile das Marchas Populares, o que normalmente ultrapassa a meia-noite, no molhe interior sul (em frente à praia do Forte), após o que sobe ao palco o reconhecido humorista Herman José. A madrugada prossegue, neste local, com Dj´s a proporcionarem a animação até ao “Banho Santo”.

No domingo, o programa inclui a missa solene de S. João, pelas 16h00, na Igreja Matriz, seguida da procissão, pelas 17h00, até à praça da Europa, incluindo a bênção do mar.

Dia da cidade

Domingo, às 11h00, no Centro de Artes e Espectáculos, terá lugar a sessão solene comemorativa do Dia da Cidade e entrega de distinções honoríficas. Está prevista a presença do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

Nesta cerimónia, José Manuel Leite (antigo presidente da Câmara Municipal) irá ser distinguido com a Medalha da Cidade da Figueira da Foz e o título de Cidadão Honorário da Figueira da Foz.

Serão ainda entregues diplomas de reconhecimento PME Excelência (a 13 empresas) e PME Líder (a 45 empresas).

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com