Coimbra  24 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

FEUC organiza sessões de debate sobre igualdade de género e integridade académica

7 de Outubro 2020 Jornal Campeão: FEUC organiza sessões de debate sobre igualdade de género e integridade académica

Integradas nas iniciativas de abertura do ano lectivo 2020/2021, realizam-se na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra duas sessões de debate que fazem apelo ao envolvimento de estudantes e da comunidade académica no seu conjunto, no que concerne à igualdade de género e integridade estudantil.

Esta quarta-feira (07), pelas 16h00, decorre no auditório da FEUC uma sessão sobre “Culturas estudantis, tradição e participação académica”, com as intervenções de Elísio Estanque (docente da FEUC) e de representantes dos projectos “Supera” e “Não é Não”. As questões relacionadas com o combate às desigualdades entre mulheres e homens no mundo académico (através da implementação de planos de acção para a igualdade de género), assim como a rejeição de todas as formas de assédio e violência sexual nas Universidades (por meio de acções de sensibilização dos estudantes e de definição de estratégias de capacitação), serão objecto de discussão.

Já na quinta-feira (08), pelas 17h00, decorre no auditório da FEUC a sessão sobre “Integridade Académica”, que contará com uma exposição inicial de Paulo Peixoto, Provedor do Estudante da Universidade de Coimbra, seguida de uma mesa redonda com representantes dos núcleos de estudantes da FEUC (Economia, Gestão, Sociologia e Relações Internacionais).

Estes dois eventos – que têm transmissão em directo, via canal Youtube da FEUC – são complementares e apelam ao reforço da consciencialização e de respostas comportamentais em torno de questões que perpassam a sociedade em geral e o espaço universitário em particular.

“A promoção de culturas estudantis plurais e respeitadoras dos Direitos Humanos, bem como a sensibilização dos/as estudantes para as questões da integridade académica, são valores fundamentais que a FEUC pretende socializar com os seus estudantes e a comunidade académica em geral”, concluiu a Faculdade.