Coimbra  8 de Dezembro de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

FEUC assina protocolos com Frijobel e Olympus no âmbito da “Rede Parceiros”

7 de Outubro 2022 Jornal Campeão: FEUC assina protocolos com Frijobel e Olympus no âmbito da “Rede Parceiros”

A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) assinou, recentemente, dois importantes protocolos com a Frijobel e a Olympus.

Inseridos na “Rede Parceiros” da FEUC, as parcerias visam a dinamização de um programa de estágios curriculares acessível aos estudantes de mestrado da FEUC, bem como a realização de outras iniciativas, como estudos de caso no âmbito das unidades curriculares de vários cursos de licenciatura e pós-graduação.

Empresa criada em 1988, a Frijobel, dedica-se à actividade industrial de processamento de pescado e à comercialização de produtos alimentares congelados, sendo hoje um dos principais players do mercado português. Está presente em mais de 20 países, contando com uma equipa de cerca de 215 trabalhadores. A Frijobel admite a realização de estágios aos estudantes dos mestrados em Contabilidade e Finanças e de Marketing.

Por sua vez, a Olympus Medical Products Portugal, situada em Coimbra, é uma filial do Grupo Olympus, líder mundial na produção de tecnologia óptica e digital de precisão. Recentemente, inaugurou no Coimbra iParque o maior centro de reparação de equipamentos médicos da Europa. Neste momento emprega 210 trabalhadores, tendo a perspectiva de ultrapassar os 300 antes do início de 2024. A Olympus prevê a possibilidade de estágios curriculares a estudantes dos mestrados em Economia, Contabilidade e Finanças, Gestão e Marketing.

Refira-se ainda que, em paralelo com a assinatura do protocolo, o CEO da Olympus Portugal, Joaquim Nunes, proferiu a primeira conferência de um ciclo de seminários intitulado CEOtalks@FEUC, cujo propósito é a partilha de experiências de gestores/as de topo, quer de percursos profissionais, quer do modo como estabelecem as orientações estratégicas para as suas organizações e procuram desenvolver e estimular as suas equipas.

A Rede Parceiros FEUC conta com um total de 86 Parceiros, entre entidades empresariais, públicas, privadas e do terceiro sector, assim como unidades de investigação. A participação nesta Rede, promove a familiarização dos estudantes da FEUC com a realidade profissional enquanto elemento fundamental da formação e inserção na vida activa. Simultaneamente, estimula-se a partilha de conhecimentos, fomenta-se uma oferta integrada de soluções com o intuito de dar resposta às necessidades de formação e de seleção de profissionais sentidas pelos parceiros e contribui-se para os processos de melhoria contínua da oferta lectiva da FEUC.