Coimbra  20 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

FEUC acolhe conferência de Balanço da Presidência Portuguesa da EU

22 de Junho 2021 Jornal Campeão: FEUC acolhe conferência de Balanço da Presidência Portuguesa da EU

A Delegação Regional do Centro e Alentejo (DRCA) da Ordem dos Economistas, e a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), organizam, dia 24, a conferência “Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia: que balanço?”.

Ao aproximar-se o fim da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, esta iniciativa reúne um leque de reputados especialistas em economia e estudos europeus que, em conjunto, irão promover um inédito debate de balanço da presidência portuguesa.

A conferência – que decorre no auditório da FEUC (com lotação limitada a 120 pessoas), sendo igualmente transmitida em directo via Zoom (https://videoconf-colibri.zoom.us/j/82322668064) – tem início às 14h30 e é composta por dois painéis. No primeiro, entre as 14h45 e as 16h30, debatem-se os “Impactos internos, na UE e em Portugal”, contando com intervenções de Isabel Damasceno, presidente da CCDRC (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro); Paulo Ferreira, comentador Rádio Observador/TVI; e Tiago Sequeira, Professor Catedrático da FEUC, sob moderação de António Rebelo de Sousa, Professor Universitário e membro da direção da DRCA.

No segundo painel, entre as 16h45 e as 18h30, o debate está centrado nos “Impactos da Presidência Portuguesa na afirmação externa da UE”. Destacam-se as intervenções de Manuel Porto, Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; Pedro Marques, deputado ao Parlamento Europeu; e Rui Henrique Alves, conselheiro Técnico Principal da REPER em Bruxelas, estando a moderação a cargo de António Mendonça, presidente da DRCA.

Esta conferência internacional será encerrada, entre as 18h30 e as 19h00, por Álvaro Garrido, director da FEUC.

No sentido de reforçar a sua ligação com a sociedade e para dar sequência a iniciativas comuns desta natureza, a realização desta conferência na FEUC constitui igualmente uma oportunidade para a assinatura de um novo protoloco de cooperação entre a FEUC e a Ordem dos Economistas.