A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) celebra, no próximo dia 30 de Outubro, pelas 14h00, no Auditório, os vinte anos do Curso Integrado Coimbra-Bordéus.
Dirigido a estudantes das licenciaturas em Sociologia e Relações Internacionais da FEUC, este curso de licenciatura e mestrado integrados é realizado, mediante cinco anos de estudos (três de Licenciatura e dois de Mestrado), em parceria com o Instituto de Estudos Políticos de Bordéus (IEP Bordeaux), ou Sciences Po Bordeaux, e contempla frequência alternada de estudos entre as duas instituições. Confere os graus de Licenciatura em Sociologia ou em Relações Internacionais, de Mestrado em Sociologia ou em Relações Internacionais – Estudos da Paz, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e os graus de Bachelor do IEP, assim como o Diploma do IEP Bordeaux e o grau de Master do IEP.
Ao longo destes vinte anos de funcionamento, o Curso Integrado suscitou cerca de oitocentas candidaturas, maioritariamente de franceses, portugueses e binacionais dos dois países, mas não só. Um elevado contingente de estudantes vindos de outros países europeus e da América Latina, com destaque para o Brasil, manifestou interesse em frequentar o Curso Integrado. Destas candidaturas, cerca de trezentas puderam ser admitidas e constituíram as diferentes coortes que anualmente formaram as fileiras de estudantes deste curso de características únicas na área das ciências humanas em Portugal e França. Metade dos estudantes já tem pelo menos três diplomas (um ou dois de nível licenciatura e dois de mestrado, de cada instituição parceira), e encontra-se no mercado do trabalho com funções de responsabilidade em sectores onde o conhecimento das duas línguas é importante, o que se verifica tanto nas administrações públicas – nacionais ou multilaterais – como no sector privado ou associativo. Mais de 1/3 trabalha fora do seu país de origem.
O programa permitiu, nas suas duas décadas de existência, perto de uma centena de missões de ensino por parte de docentes de cada instituição, em ambos os sentidos, maioritariamente ao abrigo do programa Erasmus +, mas também com a participação da Embaixada de França e fundos próprios de SciencesPoBordeaux.
Na sessão comemorativa dos vintes anos do Curso Integrado Bordéus-Coimbra estarão presentes, além dos coordenadores do Curso Integrado em Bordéus e Coimbra (Patrick Zimmermann, Daniela Nascimento, Daniel Francisco), o director do IEP Bordeaux, Dominique Darbon, o fundador do Curso Integrado em Bordéus, Michel Cahen, a subdirectora da FEUC, Madalena Duarte, e o Pró-Reitor da Universidade de Coimbra para a Inovação Pedagógica, Paulo Peixoto. Convidados para a sessão estarão igualmente a Embaixadora de França em Lisboa, Hélène Farnaud-Defromont, o antigo Embaixador de Portugal em Paris, Francisco Seixas da Costa, bem como os Professores Victor Pereira, do Instituto de História Contemporânea, e Yves Léonard, do Centre d’Histoire de Sciences Po Paris, com intervenções que se intitulam, respectivamente, “As Relações Portugal-França”, “Portugal e a França no processo de construção europeia”, “Les migrations dans les relations franco-portugaises” e “Si loin, si proches, les nations Française et Portugaise”.
A cerimónia comemorativa contará ainda com os testemunhos de antigos estudantes do Curso Integrado, a apresentação do Clube DEFI – Clube de Estudantes Francófonos da Universidade de Coimbra, a entrega de diplomas de Bachelor de l’IEP, e um olhar retrospectivo sobre o Curso Integrado, com homenagem ao fundador Fernando Ruivo e intervenções de Michel Cahen e Patrick Zimmermann.