Coimbra  29 de Novembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

FEUC acolhe 4.ª edição da Cátedra “Organização Internacional do Trabalho”

30 de Outubro 2021 Jornal Campeão: FEUC acolhe 4.ª edição da Cátedra “Organização Internacional do Trabalho”

A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) recebe, no dia 3, pelas 15h00, a 4.ª edição da Cátedra “Organização Internacional do Trabalho” (OIT).

A iniciativa vai centrar-se em dois temas: “trabalho no sector automóvel em Portugal” e “trabalho infantil”. O primeiro tema é tratado no seminário “Driving change – the future of work in the Portuguese automotive sector”. Nele vai analisar-se o futuro do trabalho no sector automóvel em Portugal, o papel da mudança tecnológica ou a evolução dos modelos de negócios, entre outros pontos. Este seminário é proferido por David Mosler, investigador do Escritório Regional da OIT para a Europa e Ásia Central, onde produz pesquisas sobre os desafios do mercado de trabalho na região.

O segundo tema é abordado no seminário “Estimativas Globais do Trabalho Infantil – a experiência do projecto Algodão com Trabalho Decente”. Além de abordar estatísticas globais sobre trabalho infantil, apresenta resultados de um projecto de cooperação Sul-Sul “Algodão com trabalho decente”, implementado na América Latina e África. Este seminário é proferido por Fernanda Barreto, coordenadora do Programa de Cooperação Sul-Sul OIT –Brasil, no escritório da OIT em Brasília desde 2009.

A 4.ª edição da Cátedra OIT decorre em formato digital, através do Zoom, e pode ser vista em: https://videoconfcolibri.zoom.us/j/83869306493?pwd=QUI0VmpaTy8xaC9PdnJPOHZVWXFxdz09.

Esta iniciativa é o corolário da inédita Simulação da Conferência Internacional do Trabalho realizada na Universidade de Coimbra no ano lectivo de 2016/17.

Ao abrigo da “Cátedra OIT”, a FEUC tem vindo a acolher, desde 2018, especialistas e quadros técnicos com experiência nos temas chave da OIT com o propósito de estimular a partilha de saberes em áreas de interesse comum à FEUC (nos seus cursos e centros de investigação) e à OIT.

A OIT é uma agência especializada das Nações Unidas, composta por representantes de governos, empregadores e trabalhadores. Foi criada em 1919 e é responsável pela elaboração e aplicação de convenções e recomendações internacionais sobre o trabalho.