Coimbra  28 de Novembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

FEUC acolhe 17.ª Conferência Internacional da Análise de Dados Empresariais

18 de Novembro 2021 Jornal Campeão: FEUC acolhe 17.ª Conferência Internacional da Análise de Dados Empresariais

A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) acolhe, entre os dias 19 e 21 de Novembro, a 17.ª conferência da CAED – Comparative Analysis of Enterprise Data (Análise Comparativa de Dados Empresariais).

Esta iniciativa decorre através de um dos centros de investigação, o Centre for Business and Economics Research (CeBER), da FEUC.

A CAED é uma prestigiada conferência bienal global que promove a investigação científica utilizando microdados empresariais. A conferência é um ponto de encontro único para produtores (institutos de estatística) e utilizadores desses dados. A CAED existe há mais de 25 anos e tem circulado pelo mundo. Os últimos quatro locais da conferência foram em Michigan (2019), Seul (2017), Istambul (2015) e Atlanta (2013).

A conferência deste ano tem como oradores principais Nicholas Bloom (Universidade de Stanford), que abordará o impacto da crise pandémica covid-19 na produtividade das empresas, e John T. Addison (Universidade da Carolina do Sul) que analisará o papel das comissões de trabalhadores e sindicatos no desempenho económico das empresas. A conferência terá ainda uma sessão especial organizada pelo Fórum Global sobre Produtividade da OCDE e uma sessão sobre o impacto da crise pandémica na dinâmica das empresas.

No total serão apresentadas 92 comunicações, de autores de todos os continentes, baseadas na análise comparativa de microdados empresariais abordando temas como a produtividade, mobilidade de recursos e concorrência, exportações, inovação, digitalização e automação, empreendedorismo, mercado de trabalho e relações laborais, governo das empresas, entre outros.