Coimbra  18 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Festival Sete Sóis Sete Luas leva oito espectáculos luso-mediterrânicos a Pombal

12 de Julho 2023 Jornal Campeão: Festival Sete Sóis Sete Luas leva oito espectáculos luso-mediterrânicos a Pombal

Oito espectáculos representativos da cultura luso-mediterrânica acontecem a partir de quinta-feira em Pombal, no 31.º Festival Sete Sóis Sete Luas, que se estende até ao início de Setembro.

Promovido por uma rede cultural que une 30 cidades de 12 países do Mediterrâneo e do mundo lusófono – Brasil, Cabo Verde, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Itália, Luxemburgo, Marrocos, Portugal, Tunísia e Turquia -, o festival tem em Pombal uma das cidades portuguesas há mais tempo vinculadas ao projecto, desde 2015.

Incentivando o diálogo intercultural e o intercâmbio de artistas, o Sete Sóis Sete Luas aposta numa programação assente na música popular contemporânea e nas artes plásticas.

Em Pombal, o arranque será com o 7 Luas 23 Med Ensemble. Formado por seis músicos de Cabo Verde, Espanha, França, Itália e Portugal, o projecto criado para o festival actua na Praça Marquês de Pombal a partir das 22h00 de quinta-feira.

A programação prossegue em Agosto, com concerto no dia 5 da Tarrafal 7Sóis Orkestra, que junta quatro músicos e uma bailarina da cidade do Tarrafal, que vão representar a cultura tradicional da Ilha de Santiago, de Cabo Verde.

Em 12 de Agosto, Pombal recebe La Réunion Kreol 7S7L Band, inspirada nas culturas do Índico, enquanto em 18 de Agosto é a vez do circo acrobático da Andaluzia se mostrar a Pombal, no espectáculo do Truca Circus.

A música do sul de Itália também está presente nesta edição, através do Loccisano-Corapi Quartet, que promete energia, canto, bailes, percussão, instrumentos de sopro e a “chitarra batente”, uma guitarra barroca italiana.

De Malta viaja até Pombal o grupo Manatapu, para mostrar no dia 26 de Agosto uma mistura de folk, rock, funk, blues, hip-hop e música popular.

Em Setembro, Sete Sóis Sete Luas reservou para o dia 1 a actuação da companhia de circo-teatro de Bilbao, Orain-Bi. No dia 02, o festival despede-se de Pombal com a Med Luso 7Sóis Band, formada por seis músicos do Brasil, Espanha, França, Itália e Portugal.

As actividades previstas incluem também três concertos em lares do concelho de Pombal e a criação de uma obra de arte urbana, a cargo do artista e ilustrador luxemburguês Alain Welter.

Segundo a informação divulgada pelo Município, os espectáculos repartem-se pela Praça Marquês de Pombal e Jardim do Cardal, com entrada gratuita.