Coimbra  12 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Festival Santos da Casa de Coimbra com concertos também no Porto e Cantanhede

27 de Março 2024 Jornal Campeão: Festival Santos da Casa de Coimbra com concertos também no Porto e Cantanhede

O festival Santos da Casa, organizado pelo programa homónimo da Rádio Universidade de Coimbra (RUC) dedicado à música portuguesa, arranca na Sexta-feira Santa e termina a 13 de Maio, com concertos em Coimbra, Porto e Cantanhede.

O evento terá em Coimbra, como é habitual, o epicentro da sua programação, mas este ano irá contar com presença no Porto e Cadima (concelho de Cantanhede), depois de em 2023 ter ido até Viseu, anunciou a organização.

O festival, que já conta com 26 anos de historial, é uma extensão do programa diário da RUC Santos da Casa, dedicado à música portuguesa e que tem mais de três décadas de existência, sendo assegurado pelos locutores Nuno Ávila e Fausto Silva.

O evento, que se espalha por vários espaços de Coimbra, continua a ter como propósito dar palco “a bandas e artistas que regularmente são divulgados no programa”, trazendo à cidade projetos que ainda não tiveram oportunidade de se mostrar, salientou a organização.

Em Coimbra, passam nomes como o cantautor Nuno Melo (2 de Abril), que apresenta alguns temas do seu primeiro disco a solo “Fora de Formato”, Velho Homem (5 de Abril), projecto em que Afonso Dorido (Homem em Catarse) e Francisco Silva (Old Jerusalém) trabalham a partir de registos sonoros do quotidiano, ou redoma (13 de Abril), dupla portuense que junta a ‘rapper’ Carolina Viana com a produtora Joana Rodrigues.

Ainda pela cidade, haverá um concerto de A urtiga no Centro Cultural Penedo da Saudade, e quatro concertos no corredor da RUC, de pólen, Carlos Raposo, Adfectus e A Cantadeira, que terão transmissão ao vivo no programa Santos da Casa.

A 4 de Abril, o festival passa pelo Porto, no Maus Hábitos, para um concerto de Knok Knok, que apresenta o seu terceiro disco de originais “Camera”, e, a 21 de Abril, haverá festa no Lúcia-Lima, em Cadima, com um concerto de Dead Club e DJ set do Santos da Casa.

O festival arranca nesta sexta-feira, com um DJ set de um dos locutores do programa, Nuno Ávila, no Pinga Amor.