Coimbra  28 de Novembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Festival quer incentivar a produção cinematográfica na região Centro

16 de Novembro 2021 Jornal Campeão: Festival quer incentivar a produção cinematográfica na região Centro

O Festival Caminhos do Cinema Português vai desenvolver, dias 26 e 27, as actividades do Programa Incentivar, que procura desenvolver a produção cinematográfica na Região Centro.Apesar de apresentar uma ampla diversidade de patrimónios (edificados, geográficos, naturais, culturais, com quatro inscrições na rede de Património Mundial), uma vasta rede de ensino superior, com três universidades e quatro institutos politécnicos, bem como uma ampla rede decisória política ao nível regional e autárquico, com oito comunidades intermunicipais, a região Centro de Portugal não tem sido capaz de captar um conjunto significativo de produções cinematográficas.

É esta tendência que o Programa Incentivar pretende contrariar. Dessa forma lança a iniciativa “Primeiro Passo”, que decorre a 26 de Novembro. Esta acção é uma oportunidade criada para que o público possa ter uma participação mais activa na cadeia de produção. “Procura-se motivar os espectadores a dar um “Primeiro Passo” e propor – em formato pitch – uma história original a um conjunto de produtores de cinema”, refere o Caminhos do Cinema Português.

As melhores propostas do “Primeiro Passo” são seleccionadas e convidadas a realizar uma apresentação de três minutos perante uma plateia de produtores. No término da apresentação, os produtores além de avaliarem a proposta, terão um parecer crítico com base na sua experiência e se a ideia assim o merecer, poderão a adoptar para desenvolvimento num produto cinematográfico ou audiovisual.

As inscrições para esta actividade estão disponíveis no site do Festival, em www.caminhos.info/incentivar/.
No dia 27 é a vez da actividade Encontros (do Cinema com a Região). Nesta iniciativa, aberta aos profissionais, serão promovidos e apresentados, pelos produtores aos municípios da região, projectos em desenvolvimento prestes a entrar em rodagem. Pretende-se que nesse diálogo se encontre na região Centro os décors de produções cinematográficas relevantes, sem descurar o desenvolvimento do audiovisual. “Estes encontros são uma dupla oportunidade que poderá satisfazer produtores e municípios, munindo os produtores de investidores adicionais nas suas produções e aos autarcas de ferramentas de promoção e desenvolvimento dos seus territórios com um impacto além do imediato com repercussões a médio e longo prazo”, menciona o Festival.
Para estes encontros, também estão abertas as inscrições em

www.caminhos.info/incentivar/.
Já confirmadas estão as presenças da Associação de Realizadores de Cinema e Audiovisual, da Maria & Meyer Film Production, da PNG Pictures e da Take 2000 Filmes.