Coimbra  12 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Festival Nereida com rock’n’roll no Jardim da Sereia em Coimbra

24 de Maio 2024 Jornal Campeão: Festival Nereida com rock’n’roll no Jardim da Sereia em Coimbra

O Jardim da Sereia vai acolher, nos próximos dias 29 e 30 de Maio, a 1.ª edição do festival Nereida, que serve de aquecimento para o Luna Fest e promete levar o rock’n’roll a um dos espaços mais emblemáticos da cidade.

Mick Harvey e Amanda Acevedo, Tracy Vandal, The Parkinsons e os 5.ª Punkada são nomes confirmados para o festival, que foi esta sexta-feira apresentado na Casa da Mutualidade da Previdência Portuguesa, pelos promotores Vítor Torpedo e Tito Santana, da empresa Fortunoscópio. A apresentação contou com a presença do vereador da Câmara Municipal de Coimbra, Miguel Fonseca, e do presidente da União de Freguesias de Coimbra, João Francisco Campos.

Coimbra volta a ser a cidade do rock nos próximos dias 29 e 30 de Maio, com o festival Nereida a tomar conta do Jardim da Sereia. Este será uma espécie de “warm up” do Luna Fest, um evento promovido pela Fortunoscópio com o apoio da Câmara Municipal – no valor de 100 mil euros – que regressa em Setembro à Praça da Canção.

O festival Nereida arranca na véspera de feriado, quarta-feira, dia 29, com a escocesa Tracy Vandal (The Karelia, A Jigsaw, Tiguana Bibles), uma importante referência na cena musical da cidade, a estrear o palco no Nereida.  Segue-se a actuação do mítico músico, cantor, multi-instrumentista e compositor australiano, ex-líder dos Bad Seeds e parceiro de Nick Cave, Mick Harvey, que se fará acompanhar pela cantora e artista mexicana Amanda Acevedo, para apresentarem em palco o seu último trabalho “Phantasmagoria in Blue”.

O segundo dia, 30 de Maio, está reservado a dois filhos da cidade de Coimbra: os The Parkinsons e os 5.ª Punkada. Uma noite especial, em que o punk rock combativo e de acção dos The Parkinsons medirá forças com as farpas melódicas do gang da Quinta da Conraria, os 5.ª Punkada.

O festival Nereida é o motor de ignição de ideias e energias para vários projectos culturais e musicais que se irão entrelaçar no quotidiano da cidade de Coimbra até à data do evento-mor, o Luna Fest, que regressa ao Praça da Canção em Setembro.