Coimbra  31 de Maio de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Festival Literário Internacional do Interior adiado para Outubro

30 de Março 2020 Jornal Campeão: Festival Literário Internacional do Interior adiado para Outubro

A terceira edição do Festival Literário Internacional do Interior (FLII) – Palavras de Fogo, previsto para Junho, foi adiada para os dias 15 a 17 de Outubro devido à pandemia da covid-19.

Sob o lema “A arte e a cultura como reanimadores de uma região e de um povo”, e com o patrocínio do Presidente da República, o FLII estava agendado para de 13 a 17 de Junho, em 11 concelhos de Coimbra e Leiria afectados pelos fogos de 2017, em homenagem às vítimas.

Coordenado pela Arte-Via Cooperativa, sediada na Lousã, tem como tema transversal “Cuidar o Futuro”, tónica muito particular nas questões ambientais, “que é a prioridade das prioridades actualmente”.

Este festival congrega autarquias e instituições dos municípios de Ansião, Alvaiázere, Pedrógão Grande, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Penela, Arganil, Tábua, Miranda do Corvo (Fundação ADFP), Lousã (Cooperativa Arte-Via) e Pampilhosa da Serra (Associação Cultural e Recreativa de Pescanseco).

O festival deste ano, que deverá reunir cerca de três dezenas de escritores nacionais e estrangeiros, é dedicado à antiga primeira-ministra Maria de Lurdes Pintassilgo, por ocasião dos 90 anos do seu nascimento, e ao escritor Fernando Namora, cujo centenário se assinala.

Durante o evento será lançado o livro vencedor da 1.ª edição do Prémio Literário FLII – Palavras de Fogo, patrocinado pela Direção Regional de Cultura do Centro, e durante o mês de Outubro haverá novamente uma residência literária, cujos convidados percorrerão os concelhos do consórcio.