Coimbra  5 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Festival ‘Linha de Fuga’ vai debater sobre a democracia

4 de Fevereiro 2020 Jornal Campeão: Festival ‘Linha de Fuga’ vai debater sobre a democracia

O festival e laboratório ‘Linha de Fuga’ vai regressar a Coimbra, nesta que é a sua segunda edição, entre os dias 29 de Maio e 21 de Junho, desafiando participantes e artistas convidados a repensarem a democracia.

O ‘Linha de Fuga’, que teve a sua primeira edição em 2018, já abriu a convocatória, até dia 01 de Março, para um grupo de 18 criadores, nove nacionais e nove estrangeiros, participarem no laboratório de artes performativas do evento.

Segundo a organização, “Alain Michard, Alex Cassal & Má Criação, Jonathan Uliel Saldanha, Paloma Calle & Massimiliano Casu, Panaíbra Gabriel, Tânia Carvalho e Vera Mantero são os artistas da segunda edição que, paralelamente à programação do festival, vão dirigir seminários e ‘workshops’ do laboratório”.

Catarina Saraiva, curadora do evento, confirmou, ainda, à agência Lusa, a existência de uma quota na convocatória exclusiva para criadores da região de Coimbra.

Durante o laboratório, os artistas convidados vão apresentar práticas de criação distintas, integrando os próprios participantes no processo, estando, mesmo, alguns dos ‘workshops’ abertos à população da cidade.

O tema desta edição será a ‘Democracia’. “Queremos que os participantes tragam, também, reflexões sobre o que casa um de nós pode trazer à construção de um espaço que deve servir todos”, frisou a curadora.

Os artistas convidados irão, ainda, apresentar as suas obras durante o festival, podendo os restantes participantes optarem por apresentar também as criações que desenvolveram durante o evento.

O ‘Linha de Fuga’ conta com o apoio do Teatrão, Jazz ao Centro, Casa das Artes, Teatro Académico de Gil Vicente, Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, Centro de Estudos Sociais e Câmara Municipal de Coimbra.

O laboratório irá decorrer de 29 de Maio a 21 de Junho, enquanto o festival propriamente dito entre 05 e 21 de Junho.