Coimbra  13 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Festival Jazz ao Centro vai dar música à cidade

16 de Outubro 2019

A 17.ª edição do Festival Jazz ao Centro – Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra, que decorre de 18 a 27 de Outubro, contemplando 16 concertos e uma residência artística.

O cartaz rico e diverso, marcado pela presença de artistas que têm marcado a história deste género musical ao longo das últimas décadas, como Steve Coleman, Fred Frith, Carlos “Zíngaro” e Joe McPhee, lado a lado com novas vozes do jazz português e internacional: Luís Vicente; Susana Santos Silva; Gabriel Ferrandini; Jasper Stadhouders; John Dikeman; entre outros.

Nos três primeiros dias do Festival (18, 19 e 20) haverá oito concertos, em seis espaços diferentes da cidade de Coimbra.

A Casa das Artes Bissaya Barreto, Centro Norton de Matos, Convento de São Francisco, Museu Nacional Machado de Castro, Salão Brazil e Rádio Universidade de Coimbra acolhem concertos de natureza muito variada, desde o contexto mais íntimo do solo, até ao ambiente mais festivo do ‘big band’.

O Grande Auditório do Convento de São Francisco vai acolher os músicos deste festival, com um concerto, no dia 18, em homenagem a Bernardo Sasseti. O espectáculo será liderado pelo pianista galego Alberto Conde, que conta em palco com Carlos Barretto (contrabaixo) e Alexandre Frazão (bateria).

O encontro entre músicos holandeses e portugueses, que vã estar em residência artística de 16 a 20 de Outubro, permitirá diferentes combinações que serão apresentadas em cinco concertos. O primeiro, no dia 18, juntará no palco do Salão Brazil a totalidade dos 11 músicos no Luso-Dutch Large Ensemble.

Os outros quatro concertos têm lugar no sábado, dia 19, em espaços distintos da cidade, começando com o solo do guitarrista Jasper Stadhouders, no corredor da Rádio Universidade de Coimbra, seguindo para o Museu Nacional Machado de Castro para a actuação do quarteto que junta Carlos “Zíngaro” (violino), Marta Warelis (piano), Helena Espyall (violencelo) e Marcelo dos Reis (guitarra).

Já ao final da tarde, ainda do dia 19, é a vez da Casa das Artes Bissaya Barreto receber o duo Michael Moore (saxofone e clarinete) e Hugo Antunes (contrabaixo).

O ponto alto do encontro luso-holandês tem como protagonista o Twenty One Quartet, que junta Luís Vicente (trompete), John Dikeman (saxofone tenor), Wilbert De Joode (Contrabaixo) e Onno Govaert (bateria).

Outro dos destaques vai para o espectáculo de Steve Soleman and Five Elements, também no dia 19, pelas 21h30, no Convento de São Francisco. Esta será a única actuação do grupo no nosso país.

A terminar o primeiro fim-de-semana de Festival espera-se um concerto no Centro Norton de Matos com a Orquestra de Jazz de Espinho.

No fim-de-semana seguinte, dias 25, 26 e 27 de Outubro, também em diferentes locais da cidade, são esperados vários nomes sonantes do mundo do jazz como Maria Villanueva & Vânia Couto; Fred Frith; Ka Baird; Rodrigo Amado; e muito mais.

O valor dos bilhetes varia entre os seis e os 15 euros, havendo, também, eventos de entrada gratuita.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com