Coimbra  12 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Festival Internacional de Dixieland regressa a Cantanhede nos dias 1 e 2 de Junho

23 de Maio 2024 Jornal Campeão: Festival Internacional de Dixieland regressa a Cantanhede nos dias 1 e 2 de Junho

O Festival Internacional de Dixieland regressa a Cantanhede nos dias 1 e 2 de Junho, trazendo consigo um programa repleto de animação e música. O evento contará com a participação de cinco bandas Dixie nacionais e uma espanhola, oriunda de Tarragona.

Durante os dois dias de festival, Cantanhede será palco de cerca de vinte concertos diurnos, espalhados por diversos locais de veraneio, mercados e freguesias do concelho, incluindo actuações das bandas filarmónicas locais. Na noite de 1 de Junho, as bandas apresentarão concertos de palco, prometendo uma experiência musical de elevada qualidade técnica e artística.

Um dos pontos altos do festival será o desfile das bandas, que acontecerá no dia 2 de Junho, trazendo um ambiente festivo e contagiante às ruas de Cantanhede. As quatro filarmónicas do concelho, Filarmónica dos Covões, Phylarmonica Ançanense, Filarmónica Marialva e Associação Musical da Pocariça, também marcarão presença.

Além das bandas de Dixie, o festival contará com a participação da Companhia Marimbondo, que apresentará a animação itinerante Pennyfly. O evento culminará com uma Jam Session, reunindo todos os grupos numa interpretação conjunta de temas clássicos do estilo Dixieland.

No dia 1 de Junho, sábado, o Festival Internacional de Dixieland em Cantanhede terá início às 10h00 com a Filarmónica Cantanhede no Parque Verde da Cidade, Xaral’s Dixie no Mercado Municipal, e Camisas Negras Brassband na Praça Marquês de Marialva. Às 10h30, a Jabardixie Jazz Band atuará no Parque Verde da Cidade, seguida pelos Dixie Gringos às 11h00. Ao meio-dia, uma “Jam Session” ocorrerá na Praça Marquês de Marialva. A tarde começa às 15h00 com a animação itinerante Pennyfly da Companhia Marimbondo no Parque Verde da Cidade, e atuações de Xaral’s Dixie na Praia Fluvial das 7 Fontes e Stromboli Jazz Band na Praia Fluvial dos Olhos da Fervença. Às 15h30, a Filarmónica de Covões e a Jabardixie Jazz Band atuarão em Covões. Às 16h30, os Dixie Gringos se apresentarão no Terreiro do Paço/Piscina Natural de Ançã, e a Filarmónica da Pocariça estará no Parque Verde da Cidade. O dia termina com a Camisas Negras Brassband às 17h00, também no Parque Verde da Cidade.

À noite, os Concertos na Praça prometem animar com uma série de actuações. Às 22h00, a Jabardixie Jazz Band dará início às festividades, seguida por Xaral’s Dixie às 22h30. Às 23h00, a Stromboli Jazz Band, vinda de Espanha, tomará o palco, e às 23h30 será a vez de Chuck Wansley & Dixie Gringos. A noite culminará à meia-noite com a actuação da Camisas Negras, encerrando o primeiro dia de festival

No dia 2 de Junho, domingo, o Festival Internacional de Dixieland em Cantanhede continua com uma série de concertos matinais. Às 10h00, a Jabardixie Jazz Band actuará no Mercado da Tocha, Xaral’s Dixie no Mercado de Febres, Stromboli Jazz Band no Mercado de Cordinhã, e Camisas Negras Brassband em Cantanhede. Às 10h30, a Companhia Maribondo apresentará a animação itinerante Pennyfly em Cantanhede, seguida pelos Dixie Gringos às 11h00. Às 15h30, o festival culminará com um desfile de rua seguido por uma “Jam Session”, reunindo todas as bandas participantes para uma celebração conjunta do estilo Dixieland.