Coimbra  6 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Festival do Bacalhau e Derivados começa hoje em 11 restaurantes da Figueira da Foz

19 de Novembro 2021 Jornal Campeão: Festival do Bacalhau e Derivados começa hoje em 11 restaurantes da Figueira da Foz

O Festival do Bacalhau e seus Derivados, que vai encerrar a edição de 2021 do Figueira com Sabor a Mar, começa hoje (19), na Figueira da Foz, e decorre até 28 de Novembro.

O bacalhau, peixe que pode proporcionar as mais variadas ementas, vai estar em destaque nos 11 restaurantes aderentes à iniciativa – “Grazina” Casa das Enguias, Restaurante “Marégrafo”, Casa Marquinhas, “Caçarola Dois”, “Caçarola Um”, Casa Mota, Pep`s, Casa dos Papagaios, Restaurante Trancosense, Restaurante Dory Negro e Bijou Restaurante.

“Este evento pode ter maior êxito se apostarmos nos derivados do bacalhau” porque “é um prato de consumo universal”, enquanto os derivados – sames, línguas, caras, espinhaços, chora, caras fritas, bacalhau desfiado com cebola, bolos de bacalhau, pataniscas, línguas panadas fritas ou de vinagrete – “são excelentes petiscos e nem sempre muito divulgados”, disse o empresário Mário Esteves, referindo que todos os restaurantes podem, através da confecção do bacalhau, proporcionar excelentes pratos mais substanciais.

O empresário lamenta ainda não haver “uma maior participação de restaurantes”, embora a Associação Figueira Sabor a Mar continue os seus desafios e acredite que está no caminho certo.

De referir que o evento foi apresentado ontem (18), no restaurante Grazina Casa das Enguias, nos Armazéns de Lavos, que juntou os promotores, autarcas e vários patrocinadores.

Além de Mário Esteves, usaram ainda da palavra o presidente da Junta de Freguesia de Lavos, José Silva, mas também Jorge Loureiro em representação da Turismo Centro Portugal e da AHRESP, que considera que o resultado de todos neste esforço conjunto “é a qualidade de serviço que cada vez mais valoriza e enriquece a gastronomia figueirense”.