Coimbra  23 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Festival de Sons Saberes e Sabores da Lusofonia anima Coimbra este fim-de-semana

28 de Junho 2024 Jornal Campeão: Festival de Sons Saberes e Sabores da Lusofonia anima Coimbra este fim-de-semana

O V Festival de Sons Saberes e Sabores da Lusofonia, organizado pela União de Freguesias de Coimbra em parceria com a Câmara Municipal (CM) de Coimbra, começa hoje (28) e decorre até domingo, 30 de Junho, no Parque Manuel Braga.

A abertura oficial do festival está marcada para as 18h30 e contará com uma variedade de actividades até às 23h30. Na Tenda dos Sabores, os visitantes poderão desfrutar da gastronomia de países lusófonos como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste. Na Tenda dos Sons, a programação inclui um concerto de Pedro Sáfara (Brasil) às 18h30, um workshop de Kizomba com Ana e Guga às 19h30, e a actuação do DJ Chimucadas às 20h30. Na Tenda dos Saberes, localizada na antiga Estação Elevatória do Parque/Museu da Água, Rui Félix Amado conduzirá uma conversa com o escritor Jessemusse Cacinda (Moçambique) sobre o livro “Kwashala Blues”, e com Lopito Feijó (Angola) sobre “Inéditos de Satã”, a partir das 18h45.

O sábado inicia-se às 12h30, oferecendo uma gama diversificada de actividades nas três tendas. Na Tenda dos Sabores, será possível explorar mais pratos típicos lusófonos à hora de almoço. A Tenda dos Sons acolhe Alex Lima (Brasil) às 13h00, a FAN-Farra Académica de Coimbra (Portugal) às 17h30, o Coro das Mulheres da Fábrica (Portugal) às 19h30 e o DJ Wilk Deep às 20h30. Simultaneamente, na Tenda dos Saberes, Rui Félix Amado estará em conversa com Hélia Correia (Portugal), João Melo (Angola) e João Rasteiro (Portugal) a partir das 18h45.

No domingo, último dia do festival, as actividades começam às 12h30. Na Tenda dos Saberes, às 16h00, haverá a apresentação do livro “Viver e escrever em trânsito entre Angola e Portugal. Entrevistas e ensaios”, da colecção Portuguese Literary & Cultural Studies, por Doris Wieser (FLUC), seguida de uma conversa com Zetho Gonçalves (Angola). A Tenda dos Sons terá Filipe Gomes (Angola) às 17h30, a Tribo da Dança (Portugal) às 18h30 e Melissa Costa (Brasil) às 19h30.

Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Paulo Silvano