Coimbra  26 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Festival das Caldeiradas volta em Junho à Figueira da Foz

25 de Maio 2021

A Associação Figueira com Sabor a Mar vai promover, entre 3 e 13 de Junho, na Figueira da Foz, o Festival das Caldeiradas.

Este é o primeiro evento que a Associação organiza este ano, já que o Festival de Sável e Lampreia foi cancelado, devido à pandemia da covid-19.

O Festival das Caldeiradas vai realizar-se em 12 restaurantes – Bijou; Caçarola Dois; Caçarola-1; Casa dos Papagaios; Casa Marquinhas; Casa Mota; Dory Negro; Grazina Casa das Enguias; Marégrafo; Pep´s; Lota Nova; e Trancosense.

Como é sabido, a caldeirada é um prato diversificado típico dos pescadores e que é enriquecido com a sopa de peixe ou, no final, com a célebre massada. Durante o Festival, a selecção do tipo de peixe e a confecção desta iguaria ficará ao critério e criatividade de cada um dos participantes.

João de Lemos e Marcos Viana, dois gastrónomos conhecedores, diziam que as “caldeiradas nesta região faziam a diferença porque eram confeccionadas com peixes finos (tamboril, safio, pata-roxa, cação, ruivo, raia, cherne, pargo e corvina…).

Apesar do momento difícil que a restauração está a passar, devido às medidas restritivas impostas no âmbito da covid-19, a Associação Figueira Sabor a Mar continuará a tentar consolidar todo o trabalho anteriormente realizado nesta vertente, nas últimas décadas, que visa estimular o consumidor na época baixa, incrementar dinâmica na restauração local, e diversificar a oferta turística do destino Praia da Claridade, porque a “Figueira da Foz tem gastronomia tradicional única e autêntica que esconde estórias de gente, lugares e sabores, que se forem devidamente tratadas podem reverter a favor de todos” garante o presidente da Associação, Mário Esteves.

Para este ano, além das caldeiradas que vão ser apresentadas, a 2 de Junho, pelas 13h00 horas, no Restaurante “Bijou”, e se a situação o permitir, a Associação Figueira Sabor a Mar, vai ainda realizar a Feijoada de Búzios, de 3 a 12 de Setembro e o Bacalhau e seus derivados, de 19 a 28 de Novembro