Coimbra  29 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Festival da Feijoada de Búzios é apresentado quinta-feira na Figueira da Foz

5 de Setembro 2023 Jornal Campeão: Festival da Feijoada de Búzios é apresentado quinta-feira na Figueira da Foz

Vai ser apresentado na próxima quinta-feira, dia 7 de Setembro, no Restaurante A Ver o Mar, o Festival da Feijoada de Búzios, a decorrer de 8 a 17 de Setembro, que integra o 32.º Festival Gastronómico da Figueira da Foz, uma organização da Associação Figueira Sabor a Mar.

A Figueira da Foz acolhe, assim, mais um festival gastronómico, desta vez com a Feijoada de Búzios – prato muito aclamado e que a Praia da Claridade sempre se demarcou como referência nesta especialidade. A primeira edição desta especialidade gastronómica foi em 2019 e resultou em sucesso, tendo regressado depois da pandemia e este ano está de volta com alguma expectativa para os figueirenses.
Como organizadora do Festival e não só, a Associação Figueira Sabor a Mar procura continuar a dinamizar o sector gastronómico, e ao longo de 10 dias, o evento vai decorrer em 18 restaurantes da cidade, um número de participações elevado e até acima da média. Os restaurantes participantes são: Caçarola Dois, Casa dos Papagaios, Casa Marquinhas, Tapas Bar, Bijou, Peps, Grazina Casa das Enguias (na Cabana do Rio), Aldente, Caçarola-1, Lota Nova, Diálogos, Restaurante dos Armazéns, Muralha/Chafarica, Kamone Bar e petisqueira, Pizaria Ratolas, Restaurante A Ver o Mar, Casa Tirone e Casa Mota.

Há muito que o búzio faz parte da gastronomia figueirense, podendo ser confeccionado de várias formas, mas é a feijoada a especialidade mais procurada. Alguns restaurantes da região também utilizam o molusco para diversificar entradas, mas também, búzios à Braz, salada de búzios, búzios cozidos, entre outros.

A 32.ª edição do Festival Gastronómico da Figueira da Foz 2023 termina apenas em Novembro, com o Bacalhau e seus derivados.