Coimbra  12 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Festival da Chanfana da Lousã encerra com maior participação de sempre

28 de Fevereiro 2024 Jornal Campeão: Festival da Chanfana da Lousã encerra com maior participação de sempre

O Festival Gastronómico da Chanfana da Lousã, realizado entre os dias 17 e 25 de Fevereiro, celebrou uma notável marca com a participação de 25 restaurantes, o número mais elevado até à data. Durante os nove dias do festival, estes estabelecimentos testemunharam uma procura extraordinária pela iguaria local.

O presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes, expressou satisfação com a adesão massiva ao evento, afirmando que “a participação neste festival foi excepcionalmente alta, correspondendo – e, em alguns casos, superando – as expectativas estabelecidas”. Luís Antunes destacou ainda que “não só nos dois fins-de-semana do festival, mas também durante os dias úteis, a procura por esta delícia gastronómica foi constante, atraindo milhares de visitantes para a Lousã”. O presidente atribuiu parte desse sucesso ao programa de entretenimento elaborado pela autarquia e à parceria bem-sucedida com o Licor Beirão.

O autarca sublinhou os resultados positivos obtidos através de inquéritos realizados aos comensais, revelando que “a avaliação global do festival é muito positiva, com 94,97% dos clientes classificando o festival como “Bom” ou “Muito Bom”, enquanto a avaliação da refeição e do atendimento alcançou 98,39% e 98,16%, respectivamente”. Além disso, observou-se o impacto positivo do festival na economia local, com 75,12% dos clientes indicando interesse em realizar compras no comércio local. Surpreendentemente, 63% dos clientes eram provenientes de fora da Lousã, abrangendo diversas localidades do país.

Luís Antunes concluiu, afirmando que “agora estamos a analisar as avaliações dos próprios restaurantes para obter a melhor informação possível e estruturar a nossa oferta para os próximos eventos gastronómicos”. Os próximos serão os fins-de-semana gastronómicos do Cabrito, agendados para decorrerem de 25 a 28 de Abril e de 1 a 5 de Maio.