Coimbra  25 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Festivais de Peixe da Figueira da Foz querem alcançar 50 mil clientes em 2024

23 de Fevereiro 2024 Jornal Campeão: Festivais de Peixe da Figueira da Foz querem alcançar 50 mil clientes em 2024

Mário Esteves, presidente da Associação Figueira com Sabor a Mar “quer alcançar os 50 mil clientes nos Festivais de Peixe em 2024”. O empresário anunciou estas intenções na noite da passada quinta-feira, na Gala do 12.ºAniversário da Associação Figueira Sabor a Mar e o Encerramento do 32.º Festival Gastronómico da Figueira da Foz em 2023, que se realizou no Salão Caffé do Casino Figueira.

Segundo Mário Esteves, em 2023, o número estimado de clientes foram os 21.800, segundo as fichas de avaliação sobre os festivais. Não podem ser só os festivais de Peixe, “a Figueira precisa de sustentabilidade e para isso é necessário 365 dias de festivais” disse. O presidente, na sua intervenção, abordou as temáticas e os agradecimentos habituais, deixando um sinal de esperança numa maior união e participação entre todos para que a gastronomia figueirense seja, no presente, “uma maior referência turística e mais valia na cidade”.

Com esta festa concluiu-se mais um ano de festivais e foi oportunidade para recordar a actividade desenvolvida neste último ano, mas também para prestar algumas homenagens e agradecimentos aos patrocinadores que são fundamentais no desenvolvimento da acção desta Associação.

Marques Cabete foi o apresentador dos trabalhos. Chamando a palco Madalena Leandro, Carlos Sousa e Ana Sofia para entregaram certificados aos patrocinadores Sociedade Figueira Praia, Recheio Cash Carry; Viborel Distribuição Sa ; Silva Tomé Irmãos Lda, Rui Manuel Azinhais Nabeiro Lda; Dionísio Marques Agostinho Lda; Wellington Hotel; Dapaval Lda; Irmãos Norinho Lda; Litofish Lda; Ernesto Morgado Sa; Rui Miguel S.S.Pinto; Lugrade Bacalhau de Coimbra Sa; Gelcentro Lda e ACIFF

De seguida entregaram-se certificados aos restaurantes aderentes ao 32.º Festival Gastronómico:  Bijou Restaurante; Restaurante Caçarola Dois; Restaurante Caçarola 1;Restaurante Casa dos Papagaios; Restaurante Casa Marquinhas; Restaurante Casa Mota; Restaurante a Cantarinha; Restaurante O Pescador; Restaurante O Grazina; Restaurante Aldente; Restaurante Pep´s; Restaurante Lota Nova; Restaurante Diálogos; Restaurante dos Armazéns; Restaurante Muralhas Chafarica; Restaurante Kamone Bar e Petisqueira; Restaurante A Ver o Mar e Casa Tyrone

Um dos pontos altos do programa desta noite foi a entrega dos Prémios Gourmet 2023, este ano à empresa Irmãos Norinho Lda (empresa de produtos alimentares e congelados) e à Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz, a terceira mais antiga do país.

Rafael Norinho (da empresa Irmãos Norinho) e Nuno Lopes (presidente da ACIFF) usaram da palavra para agradecer as distinções e o mote encorajador e de estimulo que estes prémios representam para os distinguidos.

Em representação da Câmara Municipal da Figueira da Foz, o vereador Manuel Domingues agradeceu o papel desenvolvido pela associação e associados não só na promoção de produtos gastronómicos locais, mas também como agentes de turismo, divulgando do concelho da Figueira da Foz e suas potencialidades.

O autarca dedicou palavras a Mário Esteves “pela luta que leva a cabo quase todos os dias para que a Figueira da Foz tenha cada vez mais uma melhor restauração e que sejam todos bem recebidos”.

“A hotelaria e a restauração da Figueira estão de parabéns e o município luta para que esta repercussão se note em todo o concelho. A nossa função é trazer pessoas à Figueira e tentar fixá-las e permitir que todo este negócio, toda esta envolvência, avance e siga o seu caminho”, considerou o autarca.

O aniversário da Associação contou com a actuação Cantora/Pianista Adelaide Sofia